As eleições gerais estão chegando e é preciso lembrar a eficácia das estratégias de marketing político digital nos últimos pleitos. Sem dúvida, se antes o tempo de propaganda eleitoral no rádio e na TV eram decisivos, hoje eles precisam estar alinhados a uma presença digital eficiente.
Dessa forma, separamos aqui nesse post 5 estratégias para uma campanha de marketing político digital bem-sucedida. Quer conferir cada uma delas? Basta continuar a leitura até o final!
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Responsividade
O conteúdo produzido para os canais digitais de um político precisa ser responsivo, ou seja, se adaptar aos diferentes aparelhos e formatos de tela onde pode ser acessado. Para se ter uma ideia, 58% dos brasileiros que acessam a internet fazem isso somente pelo celular.
Por isso, é fundamental que os materiais, sejam em vídeo, foto, áudio ou texto, possam ser consumidos com tranquilidade pelo mobile.
Caso contrário, ainda que aquilo que você produziu seja muito bom e entre em contato diretamente com o público desejado, o usuário não irá consumi-lo se não o puder fazer com facilidade. No feed frenético das redes sociais, provavelmente o post será logo rolado da tela em relação a outro.
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Aposte em vídeos
Os vídeos são excelentes, sobretudo para testemunhais e depoimentos. Além disso, oferece recursos, como a trilha, capazes de sensibilizar com mais facilidade quem está sendo alcançado por ele.
Uma dica é fazer vídeos do candidato contando um pouco mais da história dele ou respondendo perguntas. Além disso, é importante que os vídeos sejam curtos e com uma linguagem mais pessoal, bem acessível e fácil de ser compreendida.
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E-mail marketing
É uma excelente estratégia para manter o engajamento do eleitor com o projeto da candidatura. O e-mail marketing pode servir para repassar informações e materiais úteis a quem o receber. Em troca desses conteúdos, no entanto, a pessoa que irá receber precisa repassar dados básicos, como nome, idade e o e-mail, que irão ajudar a equipe a enxergar melhor o perfil do eleitorado.
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Site com blog
Ajuda a manter o nome do candidato nos primeiros resultados das páginas de pesquisa de maneira orgânica. Nos posts, podem ser fornecidas informações úteis sobre as eleições em geral, além de material que ajude a explicar as propostas e os planos do candidato, caso eleito.
Ao mesmo tempo, o espaço também pode ser usado para publicação de posicionamentos de defesa em caso de alguma situação negativa.
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Mídia paga
Por fim, outra excelente estratégia para uma campanha de marketing político digital é o uso de mídia paga. Ela é capaz de potencializar o alcance do conteúdo do candidato junto àquele eleitor definido como a persona ideal, além de permitir segmentar a localização que você pretende atingir.
A dica é apostar no reforço que a mídia paga proporciona para divulgar características positivas do candidato, feitos anteriores, propostas importantes ou outro ponto positivo. É possível executar mídia paga no Google, nas redes sociais e também em aplicativos.
Essas são as 5 estratégias para uma campanha de marketing político digital que separamos para você. Sabia que a Agência Yellow Kite também tem uma história de sucesso no marketing político? Entre em contato conosco e saiba mais.