5 estratégias para uma campanha de marketing político digital

As eleições gerais estão chegando e é preciso lembrar a eficácia das estratégias de marketing político digital nos últimos pleitos. Sem dúvida, se antes o tempo de propaganda eleitoral no rádio e na TV eram decisivos, hoje eles precisam estar alinhados a uma presença digital eficiente.

Dessa forma, separamos aqui nesse post 5 estratégias para uma campanha de marketing político digital bem-sucedida. Quer conferir cada uma delas? Basta continuar a leitura até o final!

  1. Responsividade

O conteúdo produzido para os canais digitais de um político precisa ser responsivo, ou seja, se adaptar aos diferentes aparelhos e formatos de tela onde pode ser acessado. Para se ter uma ideia, 58% dos brasileiros que acessam a internet fazem isso somente pelo celular

Por isso, é fundamental que os materiais, sejam em vídeo, foto, áudio ou texto, possam ser consumidos com tranquilidade pelo mobile. 

Caso contrário, ainda que aquilo que você produziu seja muito bom e entre em contato diretamente com o público desejado, o usuário não irá consumi-lo se não o puder fazer com facilidade. No feed frenético das redes sociais, provavelmente o post será logo rolado da tela em relação a outro.

  1. Aposte em vídeos

Os vídeos são excelentes, sobretudo para testemunhais e depoimentos. Além disso, oferece recursos, como a trilha, capazes de sensibilizar com mais facilidade quem está sendo alcançado por ele. 

Uma dica é fazer vídeos do candidato contando um pouco mais da história dele ou respondendo perguntas. Além disso, é importante que os vídeos sejam curtos e com uma linguagem mais pessoal, bem acessível e fácil de ser compreendida.

  1. E-mail marketing

É uma excelente estratégia para manter o engajamento do eleitor com o projeto da candidatura. O e-mail marketing pode servir para repassar informações e materiais úteis a quem o receber. Em troca desses conteúdos, no entanto, a pessoa que irá receber precisa repassar dados básicos, como nome, idade e o e-mail, que irão ajudar a equipe a enxergar melhor o perfil do eleitorado.

  1. Site com blog

Ajuda a manter o nome do candidato nos primeiros resultados das páginas de pesquisa de maneira orgânica. Nos posts, podem ser fornecidas informações úteis sobre as eleições em geral, além de material que ajude a explicar as propostas e os planos do candidato, caso eleito. 

Ao mesmo tempo, o espaço também pode ser usado para publicação de posicionamentos de defesa em caso de alguma situação negativa.

  1. Mídia paga

Por fim, outra excelente estratégia para uma campanha de marketing político digital é o uso de mídia paga. Ela é capaz de potencializar o alcance do conteúdo do candidato junto àquele eleitor definido como a persona ideal, além de permitir segmentar a localização que você pretende atingir.

A dica é apostar no reforço que a mídia paga proporciona para divulgar características positivas do candidato, feitos anteriores, propostas importantes ou outro ponto positivo. É possível executar mídia paga no Google, nas redes sociais e também em aplicativos.

Essas são as 5 estratégias para uma campanha de marketing político digital que separamos para você. Sabia que a Agência Yellow Kite também tem uma história de sucesso no marketing político? Entre em contato conosco e saiba mais.

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