Descubra o que é segmentação de público e como ela é útil

o-que-é-segmentação-de-público
Descubra o que é segmentação de público e como ela poder ser útil. Foto: Reprodução/Envato

Você sabe o que é segmentação de público? Indispensável nas estratégias de marketing digital, ela permite atingir com assertividade o seu público, que está cada vez mais exigente. E para conquistar as pessoas, você precisa conhecê-las!

Quer saber mais sobre como funciona a segmentação e como ela é útil na sua estratégia? Então, continue a leitura desse post até o final e confira!

O que é segmentação de público?

A segmentação é um processo mais avançado em relação à definição de um público-alvo. Assim sendo, você consegue separar seus clientes por pontos específicos, o que permite abordá-los de maneiras distintas.

Nesse sentido, o público pode ser segmentado por características, necessidades, preferências, comportamentos ou hábitos de consumo. 

Por exemplo, uma loja de varejo pode ter clientes interessados em itens para o lar, bem como clientes interessados em cosméticos. Segmentar ambos pode ajudar bastante na hora de lançar uma campanha de maquiagem, já que você poderia atingir apenas o segundo com seus materiais de divulgação.

Criação de persona

A segmentação vai permitir, ainda, que você crie a sua persona: o cliente ideal do seu negócio. Essas personas são bem detalhadas e ajudam a entender melhor o que seu consumidor espera de você. Consequentemente, auxilia na criação e desenvolvimento de estratégias de marketing.

Por que segmentar?

Hoje em dia, o consumidor é mais exigente e atento em relação aos produtos e às marcas. Desse modo, se tornou mais difícil provocar encantamento, visto que os clientes estão mais críticos. A segmentação de público, portanto, vai auxiliar em diversos pontos da sua estratégia de marketing digital, como pontuamos adiante.

Melhor relacionamento com cliente

Uma parte importante da estratégia de marketing é desenvolver uma relação com seu cliente, mantê-lo próximo de você. Dessa forma, você estará atento ao que ele está buscando no momento e preparado para oferecer as soluções.

Para construir esse relacionamento, algumas das vias são as redes sociais e o e-mail marketing. No entanto, por meio desses canais, você precisa oferecer conteúdo que seja relevante para esse seu público. Só assim, esse relacionamento irá acontecer.

A segmentação, então, vai ajudar na produção desse conteúdo. Conhecendo as características, necessidades e hábitos do seu cliente, fica muito mais fácil criar conteúdo relevante que o interesse e o faça engajar, seja comentando, curtindo ou compartilhando com pessoas parecidas com ele.

Maior taxa de conversão

Direcionando sua comunicação para as pessoas certas e permitindo que você a faça da maneira mais precisa possível, a segmentação do público vai gerar uma maior taxa de conversão para sua empresa.

Isso significa que suas estratégias de marketing digital serão muito mais eficientes e apresentarão resultados melhores e de maneira mais rápida.

Mais economia na hora de investir

É comum nas estratégias de marketing digital a necessidade de investir em anúncios pagos e impulsionamento de publicações. O objetivo é alcançar mais pessoas, além das que já estão cadastradas na sua mailing list ou que já seguem sua página em alguma rede social.

Entretanto, a segmentação de público faz com que você possa investir menos dinheiro e de uma forma melhor. Isso porque seu conteúdo é promovido para as pessoas certas e não para quem nada tem a ver com o seu negócio.

Além disso, como a segmentação auxilia na produção de conteúdo relevante, ela fará com que suas publicações tenham um alcance orgânico maior, reduzindo a necessidade de investir em impulsionamento.

Agora você já sabe o que é segmentação de público e como ela é útil na sua estratégia de marketing digital. Para mais conteúdos como esse, continue de olho no blog da Yellow Kite!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *