Marketing de conteúdo: você conhece a estrutura de um blog post?

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Conheça a estrutura de um blog post. Foto: Reprodução/Envato

Que tal usar o marketing de conteúdo na sua estratégia digital? Afinal, é uma ótima forma de atrair tráfego orgânico para sua página na internet. No entanto, você conhece a estrutura de um blog post?

Sim, apesar de envolver criatividade, fazer um blog post também envolve muita técnica. E para alcançar os objetivos que você estabeleceu para o seu negócio no meio digital, é preciso seguir uma série de práticas que farão seu conteúdo ser bem ranqueado em buscadores. 

Ao mesmo tempo, essas práticas também vão garantir que o usuário consuma o que você produziu da melhor maneira e facilitar conversões. Então, quer conhecer a estrutura de um blog post? Continue a leitura!

Título e introdução

Primeiramente, de nada adianta fazer um bom conteúdo se o título não for atrativo. Dessa forma, todo o trabalho de planejamento, estudo sobre o tema e produção pode ser jogado no lixo. Então, invista em um título que chame a atenção e realmente leve as pessoas a clicarem para ler seu blog post.

Uma dica, nesse sentido, é só definir o título depois que o texto estiver pronto. Assim, você não corre o risco de fazer um título que pouco se relacione com o conteúdo desenvolvido abaixo dele. As listas do tipo “5 coisas que você precisa saber sobre x” são um exemplo de título que costuma funcionar bastante.

Além disso, a introdução costuma ter um papel fundamental para garantir a leitura do blog post. Ela é a responsável por apresentar o conteúdo a ser abordado, despertar o interesse e motivar o leitor a prosseguir até o final. Portanto, aposte numa introdução atrativa e que fale diretamente com o público!

Subtítulos e parágrafos curtos

Ainda há quem faça blog posts ou qualquer tipo de texto para a internet seguindo o exemplo dos publicados em mídias offline. No entanto, a leitura na internet é muito mais dinâmica e o usuário tem muito mais distrações, como as notificações na tela do celular se sobrepondo ao seu conteúdo.

Desse modo, grandes blocos de texto, que passam a ideia de muito tempo a ser gasto com a leitura, provavelmente vão desinteressar o usuário que clicar no seu blog post. Então, para evitar que isso aconteça, divida o conteúdo em subtítulos (H2, H3), faça listas enumeradas ou use bullet points. Você também pode incluir mídias, como fotos, vídeos, tweets ou áudios para quebrar a sequência de texto. 

Ah! Quanto aos parágrafos, o ideal é que eles tenham entre 3 e 5 linhas no máximo.

Conclusão e call-to-action (CTA)

Por fim, é importante fazer uma boa conclusão, amarrando bem o texto. Não é porque você já trabalhou bem o conteúdo que pode concluir o blog post de qualquer forma. Isso, aliás, pode dar ao seu leitor a impressão de que faltou alguma coisa. Logo, é interessante sugerir ações a serem tomadas após absorver o tema.

E insira um call-to-action (CTA) ao final do texto. Esse passo é fundamental no marketing de conteúdo e para quem busca converter o leitor do blog em cliente. O CTA vai indicar uma ação a ser tomada pelo usuário envolvendo sua empresa. Pode ser um link para outro texto do blog, a assinatura de uma newsletter ou ainda o convite com link para ser seguir nas redes sociais.

Agora você conhece a estrutura de um blog post. Aproveite, então, e confira nosso texto sobre as vantagens de ter um blog corporativo!

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