Ele é uma ferramenta antiga, mas que nem sempre foi utilizada da maneira correta na história da internet. O e-mail marketing tem grande importância numa estratégia de marketing digital e oferece diversos benefícios.
Mas, para que tudo isso aconteça, é necessário, antes de mais nada, que você tenha autorização para enviar seu conteúdo via e-mail. Por isso, nada de enviar mensagens não solicitadas ou, pior ainda: comprar uma lista de contatos, como muita gente faz por aí. Faça cadastros, oferecendo uma recompensa em troca do contato (um material rico, cupom de desconto, etc).
Então, se você já tem uma base de contatos, vamos para o próximo passo. Separamos algumas dicas de como explorar ao máximo o e-mail marketing dentro da estratégia do seu negócio. Continue lendo o post até o final e confira!
Trabalhando o relacionamento
Uma das formas mais eficazes de se explorar o e-mail marketing é no desenvolvimento de um relacionamento aprofundado com o lead ou cliente.
É só ter em mente que o e-mail é um canal extremamente pessoal e que aquele usuário lhe deu permissão para entrar naquele espaço. Logo, eles esperam que você faça contato e demonstram algum tipo de interesse pelo que você tem a apresentá-los.
Portanto, capriche no planejamento e execução da comunicação nesse sentido. Envie conteúdos que sejam úteis e relevantes para aquela pessoa em específico. Isso é possível por meio da segmentação e da automação. Assim, o caráter pessoal da mensagem ficará ainda mais evidenciado.
Construir um bom relacionamento com esse contato é construir uma boa imagem da sua marca junto daquela pessoa.
Educando os leads
Enquanto você desenvolve um relacionamento com seus contatos, pode utilizar o e-mail marketing também para educá-los sobre o seu negócio. Faça conteúdos que permitam que eles enxerguem valor no seu produto ou serviço e sintam a necessidade de passarem de leads para clientes.
Dá para usar o e-mail marketing em qualquer uma das etapas do funil de vendas e fazer os contatos avançarem de etapa.
Gerar tráfego para site e blog
Se você não quer um e-mail de nutrição de leads longo e já conta com um blog, basta fazer uma mensagem que convide o contato, por meio de um CTA, a visitar esse segundo canal. Afinal, nem sempre o usuário vai estar de maneira recorrente abrindo a página da sua empresa na internet e o e-mail é uma das melhores formas de avisá-lo que há atualizações por lá.
Realizar vendas
O e-mail marketing também pode ser um excelente canal para o envio de ofertas, cupons de descontos e avisos sobre novos produtos ou serviços do seu negócio. Adicione o link para a página daquele produto ou linha específica que você está divulgando no e-mail, por exemplo, e gere vendas de maneira mais fácil e prática também para o seu cliente.
Realizar pós-venda
Por fim, o e-mail marketing é uma ótima ferramenta para realizar o pós-venda. Até porque você não pode nem deve abandonar seu cliente depois que ele realiza uma compra com você. Mande pesquisas de satisfação, dê dicas para um melhor uso do produto e continue enviando conteúdos sobre outras possibilidades da marca que essa pessoa pode conhecer.
Essas foram as nossas dicas para explorar o e-mail marketing ao máximo. Quer desenvolver uma estratégia digital com quem é especialista no assunto? Entre em contato agora com a Yellow Kite.