O marketing digital trouxe uma série de aprimoramentos às campanhas de publicidade. Entre eles, a possibilidade de saber o quão eficaz estão sendo os investimentos. Isso, especificamente, graças ao ROI.
Quer saber o que é ROI e como calcular? Então, continue a leitura desse post até o final que vamos te contar tudo isso!
O que é ROI?
O ROI é uma sigla em inglês para “retorno sobre o investimento”. Por meio dele, é possível saber o quanto uma empresa ganha ou perde ao investir em determinados canais. Nesse sentido, é uma métrica que permite que você analise qual investimento realmente vale a pena e qual precisa ser otimizado para gerar melhores resultados.
Como calcular o ROI?
Para obter o retorno sobre o investimento de cada uma das suas estratégias digitais, basta subtrair os custos das receitas e dividir, então, pelos mesmos custos (ROI = receitas – custos/custos).
Entretanto, para obter esse mesmo valor em porcentagem, você pode ainda multiplicar o resultado do cálculo anterior por 100.
Lembrando que essa fórmula pode ser utilizada tanto para uma avaliação geral do negócio, como para um projeto ou setor específico.
O que são receitas?
Para o cálculo do ROI, considere como receita todo o dinheiro que entra por meio daquele investimento que vai ser avaliado.
Por exemplo, se você vai avaliar a eficácia de um chatbot ou até mesmo do seu e-commerce, você deve utilizar no cálculo as receitas obtidas apenas por essas ferramentas e não da loja como um todo.
O que são custos?
Entram na categoria “custos” todos os gastos necessários para manter aquele investimento em operação. No caso do chatbot, por exemplo, o valor pago à plataforma de marketing conversacional. Se, depois, a conversa for transferida para um atendente humano, o valor gasto com esse colaborador também entra.
O que o ROI não leva em conta?
Apesar de ser uma excelente opção para calcular a saúde dos investimentos em marketing que a empresa vem fazendo, o ROI não é perfeito. Algumas peculiaridades não são abarcadas pela fórmula e podem ficar de fora do cálculo. Vamos te apresentar algumas delas.
Inflação
O cálculo do ROI infelizmente não leva em conta a inflação. Desse modo, o aumento da inflação, tarifas, impostos e taxas similares é capaz de anular uma taxa de retorno por volta de 5%.
Sazonalidade
Quem tem um negócio sabe que há épocas melhores para vendas e outras nem tanto. Além de datas comemorativas, condições econômicas e outros fatos podem interferir. Nesse sentido, a sazonalidade pode ser uma inimiga do cálculo do ROI, pois poderia disfarçar um resultado negativo em meio a uma análise de médio ou longo prazo.
Subjetividade na categorização
Por fim, alinhe com todos os times da empresa quais números e categorias serão consideradas para que o cálculo do ROI seja realmente assertivo. Isso porque a direção, o financeiro e o marketing podem considerar custos e receitas diferentes, cada um a seu critério, e consequentemente encontrar taxas de retorno diferentes.
Agora que você já sabe o que é ROI e como calcular, hora de medir o retorno dos investimentos aí no seu negócio. Quer mais dicas sobre marketing digital e vendas? Então, continue de olho aqui no blog da Agência Yellow Kite.