Descubra o que é ROI e como calcular

O marketing digital trouxe uma série de aprimoramentos às campanhas de publicidade. Entre eles, a possibilidade de saber o quão eficaz estão sendo os investimentos. Isso, especificamente, graças ao ROI.

Quer saber o que é ROI e como calcular? Então, continue a leitura desse post até o final que vamos te contar tudo isso!

O que é ROI?

O ROI é uma sigla em inglês para “retorno sobre o investimento”. Por meio dele, é possível saber o quanto uma empresa ganha ou perde ao investir em determinados canais. Nesse sentido, é uma métrica que permite que você analise qual investimento realmente vale a pena e qual precisa ser otimizado para gerar melhores resultados.

Como calcular o ROI?

Para obter o retorno sobre o investimento de cada uma das suas estratégias digitais, basta subtrair os custos das receitas e dividir, então, pelos mesmos custos (ROI = receitas – custos/custos).

Entretanto, para obter esse mesmo valor em porcentagem, você pode ainda multiplicar o resultado do cálculo anterior por 100.

Lembrando que essa fórmula pode ser utilizada tanto para uma avaliação geral do negócio, como para um projeto ou setor específico.

O que são receitas?

Para o cálculo do ROI, considere como receita todo o dinheiro que entra por meio daquele investimento que vai ser avaliado.

Por exemplo, se você vai avaliar a eficácia de um chatbot ou até mesmo do seu e-commerce, você deve utilizar no cálculo as receitas obtidas apenas por essas ferramentas e não da loja como um todo.

O que são custos?

Entram na categoria “custos” todos os gastos necessários para manter aquele investimento em operação. No caso do chatbot, por exemplo, o valor pago à plataforma de marketing conversacional. Se, depois, a conversa for transferida para um atendente humano, o valor gasto com esse colaborador também entra.

O que o ROI não leva em conta?

Apesar de ser uma excelente opção para calcular a saúde dos investimentos em marketing que a empresa vem fazendo, o ROI não é perfeito. Algumas peculiaridades não são abarcadas pela fórmula e podem ficar de fora do cálculo. Vamos te apresentar algumas delas.

Inflação

O cálculo do ROI infelizmente não leva em conta a inflação. Desse modo, o aumento da inflação, tarifas, impostos e taxas similares é capaz de anular uma taxa de retorno por volta de 5%.

Sazonalidade

Quem tem um negócio sabe que há épocas melhores para vendas e outras nem tanto. Além de datas comemorativas, condições econômicas e outros fatos podem interferir. Nesse sentido, a sazonalidade pode ser uma inimiga do cálculo do ROI, pois poderia disfarçar um resultado negativo em meio a uma análise de médio ou longo prazo.

Subjetividade na categorização

Por fim, alinhe com todos os times da empresa quais números e categorias serão consideradas para que o cálculo do ROI seja realmente assertivo. Isso porque a direção, o financeiro e o marketing podem considerar custos e receitas diferentes, cada um a seu critério, e consequentemente encontrar taxas de retorno diferentes.

Agora que você já sabe o que é ROI e como calcular, hora de medir o retorno dos investimentos aí no seu negócio. Quer mais dicas sobre marketing digital e vendas? Então, continue de olho aqui no blog da Agência Yellow Kite.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *