Mensuração: conheça as principais métricas de mídia paga

Nós já falamos aqui no blog da Agência Yellow Kite sobre como a mídia paga pode trazer benefícios à sua estratégia de marketing digital. O melhor é que todo o investimento feito nela pode ser facilmente mensurado. E é sobre isso que vamos falar nesse post. Afinal, você conhece as principais métricas de mídia paga?

Para entender melhor cada uma delas e fazer uma análise mais precisa do andamento da sua estratégia, continue a leitura até o final e confira o material que preparamos para você!

CPC (Custo por clique)

O custo por clique é uma métrica que serve para indicar o quanto de investimento está sendo necessário para que uma pessoa chegue até sua página. 

Através do CPC, também é possível verificar quais versões de anúncios semelhantes possuem melhores resultados. Dessa forma, você pode descartar as que não funcionam bem e focar os investimentos nas que provaram ser mais atraentes.

O custo por clique é calculado através da divisão dos investimentos pelo número de cliques recebidos.

CPL (Custo por lead)

Uma campanha de marketing digital verdadeiramente eficiente atrai visitantes e os transforma em clientes pelo menor custo possível. Nesse sentido, para identificar se essa exata dinâmica está acontecendo na sua campanha, existe o CPL: o custo por lead.

Segundo essa métrica, então, quanto maior for o investimento para converter um visitante, maior deve ser o retorno. Logo, quando o CPL é baixo, significa que esse objetivo está sendo alcançado.

Dividindo o valor investido pelo número de leads, você obtem o CPL. 

CAC (Custo por aquisição de clientes)

E se fosse possível analisar quanto de investimento em vendas e marketing está sendo utilizado para conseguir um novo cliente? Ela existe e é o CAC, custo por aquisição de clientes.

Portanto, para calcular o CAC, é necessário somar os investimentos em mídia e o gasto com o setor de vendas, como o salário da equipe, por exemplo. Depois, divide-se a soma pelo número de vendas obtidas. 

Essa métrica é excelente para observar se a empresa não está excedendo o valor disponível para investir, superando o que o consumidor conquistado gera de receita. Dessa forma, também é fundamental para otimizar uma campanha.

Ticket médio

O ticket médio, como o nome sugere, é uma métrica que identifica o valor médio gasto pelo cliente com seus produtos ou serviços. Desse modo, sugere o que está sendo mais rentável na sua cartela, permitindo ajustes no catálogo e direcionamentos em campanhas de vendas.

Para obter o ticket médio, pode-se dividir o valor bruto do faturamento em determinado período pelo número de clientes responsável por gerar essa receita.

Taxa de conversão

Permite observar a porcentagem de pessoas que visitaram sua página, mas não concluíram uma ação (cadastro para newsletter, download de e-book, outro). 

Uma taxa de conversão baixa pode significar que o design do seu site ou landing page não está atrativo, que a usabilidade está ruim, o CTA (chamado para ação) não é claro ou que a oferta não é interessante ao público.

ROI (Retorno sobre investimento)

Por fim, o ROI vai te apontar qual área da campanha está contribuindo de forma efetiva para para gerar vendas e qual área deve passar por ajustes. A métrica é obtida pela divisão da receita de vendas sobre o valor do investimento realizado. Se o resultado for menor que 1, significa que a campanha está operando em prejuízo e precisa ser otimizada.

Você acabou de conhecer as principais métricas de mídia paga. Quer contar com um time especialista no assunto para turbinar suas vendas? Então, entre em contato com o time da Agência Yellow Kite.

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