Descubra 4 ensinamentos do marketing da Netflix

Não é novidade alguma que a Netflix revolucionou a forma de consumir conteúdo audiovisual. O surgimento do serviço, ainda na década de 2000, fez com que o público descobrisse uma forma mais cômoda e prática de assistir filmes, séries e realities, sem as limitações da TV linear, por exemplo.

No entanto, não foi só nesse mercado de televisão que a empresa se destacou. O sucesso da companhia, nativa do digital, trouxe diversos ensinamentos a quem trabalha com marketing.

Por isso, separamos aqui 4 ensinamentos do marketing da Netflix para você prestar atenção e adaptar à realidade do seu negócio. Vamos conferir? Então, continue a leitura desse post até o final!

1. Produção de conteúdo

A Netflix não se conformou apenas em oferecer conteúdo produzido por outras empresas no seu streaming, mas também se preocupou em fazer seus próprios programas para atrair a atenção do público. 

Essa era uma forma de ter um diferencial frente à concorrência, uma vez que um conteúdo original Netflix está disponível para ser assistido apenas na plataforma, enquanto produções de outras empresas geralmente podem ser vistas em outros serviços, nos cinemas, na TV e em DVD.

Mas essa produção de conteúdo próprio não é feita de qualquer jeito: ela é baseada no perfil dos usuários para ser relevante, gerar audiência e engajamento no meio digital. Tanto que Stranger Things e Round 6 são só alguns exemplos de produções que, além de possuírem um número relevante de visualizações, ainda geram conteúdo em vídeo, texto e posts na internet, o chamado buzz marketing.

Portanto, não se esqueça de que, ao produzir conteúdo para o marketing digital do seu negócio, ele precisa conversar com seu usuário, ser relevante, capaz de promover compartilhamentos, engajamentos e mostrar como você é uma autoridade no assunto.

2. Social media

O marketing da Netflix também tem diversos casos de sucesso envolvendo publicações nas redes sociais. A empresa sabe adaptar o conteúdo para cada uma delas onde está presente, seja Instagram, Facebook, Twitter ou Youtube. Dessa forma, consegue conversar de forma eficiente com o público em diferentes canais e vira referência para outras companhias.

Para se ter uma ideia, a Netflix foi líder de engajamento nas redes sociais durante o período mais crítico de isolamento social por conta da pandemia de coronavírus. 

Desse modo, esteja atento ao perfil do público do seu negócio e saiba fazer publicações que conversem com ele e promovam interação.

3. Big data

Ao mesmo tempo, a Netflix faz um bom uso dos dados dos seus usuários como forma de aprimorar o serviço. A plataforma adapta os trailers e posters das produções de acordo com o perfil de conteúdo que cada usuário assiste, por exemplo. Além disso, ainda que não se tenha um posicionamento oficial até então, séries originais da plataforma como Strangers Things também teriam sido criadas com base no comportamento de consumo dos assinantes.

Portanto, analise os dados que as plataformas digitais onde seu negócio marca presença fornecem. Tire insights de como aprimorar sua estratégia de marketing e o seu produto.

4. Experiência do usuário

Por fim, a Netflix também aposta em uma excelente experiência do usuário para garantir satisfação no uso do serviço. A plataforma está constantemente promovendo testes e melhorias em aspectos de design, navegabilidade e adaptação a diferentes gadgets, como TVs, computadores, smartphones, videogames e tablets.

Por isso, aliás, a usabilidade da Netflix é uma das melhores entre os serviços de streaming.

Desse modo, compreenda também a importância da experiência do usuário dentro do seu site, blog ou landing page, por exemplo, para atrair mais leads e fechar mais negócios.

Esses foram 4 ensinamentos do marketing da Netflix que separamos para você. Esperamos que você tenha entendido como cada um deles ajuda no sucesso da plataforma e como podem ajudar, também, no sucesso do seu negócio. 

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