Experiência do usuário: entenda o que é e a importância

experiência-do-usuário
Entenda o que é experiência do usuário e qual a importância dela. Foto: Reprodução/Envato

Provavelmente, você já ouviu falar sobre experiência do usuário, também conhecida como UX. Apesar de abarcar todos os tipos de interações do cliente com uma marca, inclusive em uma loja física, hoje em dia o conceito é mais relacionado ao meio digital. Sendo assim, envolve a construção de sites, aplicativos e outras ferramentas do tipo.

Quer saber mais sobre a experiência do usuário e como ela pode impactar sua estratégia digital? Continue a leitura e confira!

Por que a experiência do usuário é importante?

Hoje em dia, não basta oferecer um produto ou serviço de qualidade. A experiência digital do consumidor com a marca é fundamental para garantir uma boa satisfação e até a repetição de uma venda. Por isso, investir em UX é um passo importante no caminho da fidelização de clientes.

Portanto, um desafio atual para as empresas é oferecer uma presença digital coerente, com fluxos e canais integrados, mas também que seja atraente, conversando com as características e preferências do usuário.

Fundamentos da experiência do usuário

Visual

Já ouviu falar naquele ditado “a primeira impressão é a que fica”? É com base nisso que sua marca precisa oferecer uma apresentação visual cativante, seja por meio do e-commerce, blog ou site. Dessa forma, o design deve ser agradável, estimulando que ele permaneça pelo maior tempo possível no canal.

Acessibilidade

Seu cliente pode acessar sua página na internet pelos mais variados aparelhos: computador de mesa, notebook, smartphone, tablet e outros. Por isso, ela precisa se adaptar e ajustar de acordo com as características de cada um desses dispositivos, sendo responsiva.

Além disso, a sua página também precisa levar em conta as necessidades de pessoas com alguma deficiência. Desse modo, é importante oferecer a possibilidade de navegação com fontes maiores e leitores de tela.

Intuitividade

O usuário que chega à página do seu negócio deve saber como usar as ferramentas que estão à disposição e acessar os conteúdos disponíveis de forma intuitiva. Se isso não ocorrer, você pode até disponibilizar boas ferramentas e informações úteis, mas seu cliente não encontrará.

Utilidade

Não basta ter um canal com visual atraente e intuitivo para uso! Ele também deve ser útil ao usuário. Portanto, seu aplicativo ou site precisa ajudar a resolver problemas dos clientes e satisfazer suas necessidades, além de oferecer produtos, serviços e informações sobre o seu negócio.

Bom desempenho técnico

Para garantir uma boa experiência do usuário, seu canal digital precisa oferecer uma excelente velocidade de carregamento e funcionamento correto. Essas características, além de serem valorizadas pelo cliente, são também valorizadas pelos algoritmos dos buscadores, facilitando que você alcance uma boa posição nas pesquisas graças ao SEO.

Credibilidade

Por fim, sua plataforma também precisa oferecer credibilidade ao usuário. Nesse sentido, seu canal digital tem que cumprir com o objetivo ao qual se propõe e contribuir na solução de problemas, atendendo à expectativa dos clientes.

Fundamental, ainda, que esteja livre de erros, despertando confiança e refletindo nas taxas de conversão e estratégias de interação.

Agora você sabe o que é e qual a importância da experiência do usuário. Chegou a hora, então, de conferir se seu canal digital está de acordo com todos esses pontos que elencamos. Se quer criar um, salve esse conteúdo e leve cada um dos pontos em conta!

Ah, e se você tem interesse em receber mais conteúdos como este, assine a nossa newsletter!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *