Calendário de conteúdo: 4 dicas para fazer o de suas mídias sociais

Quem trabalha com marketing sabe que um bom planejamento é algo indispensável para qualquer campanha, principalmente se você lida com mídias sociais. Nesses casos, criar um calendário de conteúdo é fundamental! Com ele, você pode organizar seu trabalho e garantir os melhores resultados.

Esse calendário nada mais é que um cronograma determinando os conteúdos e formatos que serão publicados. Ele pode ser feito na periodicidade que for mais conveniente para a equipe. Caso você gerencie as mídias sociais de uma empresa, por exemplo, pode optar por um planejamento semanal ou mensal. No caso do marketing de conteúdo, esse calendário pode ser um pouco mais robusto, com periodicidade trimestral.

Se você quer entender a importância de ter um calendário de conteúdo e como pode começar a fazê-lo, continue lendo este post. Abaixo, explicamos tudo detalhadamente!

 

Por que preciso de um calendário de conteúdo? 

Qualquer campanha de marketing possui metas a cumprir e objetivos a atingir. São eles que orientam as publicações que devem ser executadas. Para garantir êxito nessa missão, o calendário entra em cena como uma excelente ferramenta. 

Ele permite um bom gerenciamento de prazos e a manutenção da frequência de postagens, evitando o esquecimento e as atribulações que acontecem quando deixamos as tarefas para última hora. Além disso, também ajuda a evitar conteúdos repetidos, já que você pode visualizar panoramicamente os temas que estão sendo trabalhados.

Por causa disso, ele é imprescindível para o marketing, principalmente quando ele é desenvolvido por grandes equipes. Nessas situações, o documento ainda pode servir para dividir as tarefas entre os membros.  

Sendo assim, contar com um calendário de conteúdos bem feito garante que a sua estratégia de marketing ocorra de forma consistente, sem atrasos e com mais chances de alcançar os objetivos finais.

 

Como elaborar um bom calendário?

É importante ressaltar que não há uma única forma de produzir um calendário de conteúdo. Assim, sua equipe pode fazê-lo da forma que seja mais eficiente, pensando na quantidade de trabalho e nas necessidades da empresa. No entanto, há alguns passos que podem ajudar nessa elaboração e que podem ser adotados por você. Abaixo, explicamos alguns deles. Confira!

 

1. Determine suas metas

Conhecer as metas da campanha de marketing é uma etapa fundamental para planejar conteúdos. Se uma de suas metas for a captação de leads, por exemplo, você pode oferecer materiais sob a condição de receber em troca dados para contato.

 

2. Conheça seu público

Entender os hábitos de seus clientes é um grande passo para criar um calendário eficiente. Além da persona, que é um passo fundamental para norteamento das estratégias de marketing digital, você pode se valer de relatórios como os do Google Analytics, que permitem conhecer detalhes sobre o tráfego nas suas páginas. Assim, é possível programar os melhores dias e horários de publicação.

 

3. Defina os formatos

Há diversos formatos de conteúdo em que se pode apostar nas mídias sociais. Nos stories do Instagram, por exemplo, há ferramentas que você pode utilizar para gerar mais interação com seu público. Para uma boa estratégia, então, é necessário conhecer esses formatos e definir quais se adequam melhor para alcançar seu público.

 

4. Estabeleça prazos claros

Por fim, nossa última dica é estabelecer prazos com clareza para evitar confusões em sua equipe. Além disso, considere o esforço exigido pelas tarefas para garantir o tempo hábil necessário para executá-las.

Após entender como pode organizar seu próprio calendário de conteúdo, confira nosso post falando sobre a importância da documentação de personas para o setor imobiliário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *