Personas no setor imobiliário: por que documentar as do seu negócio?

Assim como qualquer outro setor, a construção civil pode se valer do marketing digital para alavancar seus negócios. Por isso, construtoras e imobiliárias precisam estar de olho nas novidades para adotar estratégias atualizadas. Uma delas é a documentação de personas no setor imobiliário, que ajuda a conhecer melhor seus clientes.

Para entender o que são essas personas e por que elas são importantes para o mercado de imóveis, continue lendo este post. Abaixo, explicamos tudo em detalhes! 

 

O que são personas?

Por muito tempo, o marketing se valeu do conceito de público-alvo para determinar o grupo de pessoas que uma empresa deveria alcançar. Essa estratégia, no entanto, é bastante limitada e pouco eficiente, pois traz informações muito vagas.

Já a elaboração de personas é uma ferramenta muito mais eficiente. Com ela, são criadas pessoas fictícias de acordo com informações previamente coletadas sobre clientes reais da empresa. Na prática, o que se faz é estabelecer um perfil médio, a partir de dados sobre demografia, posição social, objetivos, hábitos, etc.

Dessa forma, é possível desenvolver um documento contando quem é esse cliente, o que ele faz da vida, quais são os seus sonhos e o que ele busca. No setor imobiliário, é comum trabalhar com personas que querem comprar o primeiro imóvel ou que buscam aplicar seu dinheiro em apartamentos para alugar. O perfil depende, em grande parte, do tipo de construtora ou incorporadora, assim como dos produtos que ela oferta.

A seguir, você entende quais são as vantagens de usar personas no setor imobiliário. Confira!

 

Qual a importância das personas no setor imobiliário?

Em qualquer local, o setor imobiliário é um ramo de alta concorrência. Além de haver muitas empresas construindo novos empreendimentos ou imobiliárias que trabalham com negociação, ainda há uma grande oferta de imóveis usados para venda. Assim, os consumidores têm um grande leque de opções. Por isso, é um desafio atraí-los para a sua empresa.

Nesse contexto, o marketing digital se torna muito importante, já que permite traçar estratégias para dar mais visibilidade e autoridade para a sua marca. Como você já descobriu acima, o desenvolvimento de personas permite delinear melhor quem são as pessoas que sua marca pretende atingir. Com isso, é possível conquistar alguns resultados, que elencamos abaixo.

  

Criação de conteúdo mais relevante

Quando você cria uma persona, tem acesso a um perfil detalhado de cliente. É possível ter noção sobre sua faixa etária e classe social, por exemplo. Além disso, também são conhecidos seus objetivos, problemas e desafios. 

Dessa forma é possível criar um conteúdo que fala diretamente com esse cliente em potencial. Por exemplo, sua empresa pode oferecer blog posts tirando dúvidas, apresentando os diferenciais de seu produto ou mostrando como pode ajudar na solução de problemas, conquistando a atenção dos leitores que se identificam com os temas. 

Em outras palavras, saber para quem você escreve permite criar conteúdos mais relevantes!

 

Captação de leads mais eficiente

No marketing digital, chamamos os clientes em potencial de “leads”. Para qualquer empresa, um grande desafio é captar a atenção deles para depois convertê-los em clientes de fato. No mercado imobiliário, essa conversão se daria com a compra de um imóvel, por exemplo.

No tópico acima, você já viu que ter suas personas elaboradas e documentadas permite produzir conteúdos mais direcionados. Assim, se a sua persona está procurando um imóvel para investimento, oferecer conteúdos sobre como escolher os melhores apartamentos pode ser uma forma de chamar a atenção dela, por exemplo.

Em outras palavras, conhecer a sua persona permite fazer a captação de leads de forma mais eficiente!

 

Melhoria na taxa de conversão

Por fim, depois de captar seus leads, você deve conduzi-los pelo que chamamos de “jornada do cliente”. Caso esse lead siga o caminho por completo, você garante a sua conversão, com o fechamento de negócio. 

Nessa trajetória, o início do processo deve oferecer conteúdos mais gerais, que permitem a captação. Na sequência, disponibilizam-se conteúdos específicos, mostrando que sua empresa oferece exatamente o que o leitor procura. 

Para otimizar o planejamento desses conteúdos e garantir a conversão, conhecer suas personas é um passo fundamental. Afinal, saber em detalhes o que seu público procura é muito valioso para fazer um marketing eficaz.

Depois de descobrir como você pode usar a documentação de personas no setor imobiliário, que tal ficar por dentro de mais dicas sobre marketing digital? Assine nossa newsletter e receba nossos conteúdos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *