Alinhar marketing e vendas no mercado imobiliário: saiba como fazer

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Foto: Reprodução/Envato

Alinhar marketing e vendas não é tarefa fácil. Em especial, em setores como o mercado imobiliário. No entanto, nós da Agência Yellow Kite somos especialistas nisso, tanto que já fomos até premiados por um case de sucesso na área.

Mas atingir resultados tão bons só é possível quando os times de marketing e vendas estão bem alinhados. Afinal, quando as coisas não estão bem definidas, oportunidades podem ser perdidas ou tempo e dinheiro podem ser gastos na busca por um cliente que não irá fechar negócio.

Nesse sentido, preparamos esse post com algumas dicas de como alinhar marketing e vendas e dar um up aí nos seus resultados. Quer saber como? Então, continue a leitura até o final e confira!

Defina metas claras para os dois times

Em primeiro lugar, para garantir um bom alinhamento entre os dois times, é necessário definir metas claras para cada um deles. Isso pode ser feito mais facilmente por meio de um SLA: Service Level Agreement, ou Acordo de Nível de Serviço.

Ele nada mais é do que um documento que vai servir de guia para as duas equipes e terá as  responsabilidades que elas possuem junto ao objetivo principal da empresa.

O SLA, no entanto, pode ser um documento complexo de se fazer. Assim sendo, aqui vão algumas dicas de como fazê-lo de maneira mais segura.

Faça um diagnóstico do presente

Comece fazendo um reconhecimento das responsabilidades dos setores de marketing e vendas hoje, para identificar onde estão os pontos de falha e os pontos de acerto da relação entre as equipes.

Conheça o trabalho dos dois setores

Em seguida, é preciso conhecer como funciona o trabalho dos dois setores. Isso vai garantir que o SLA realmente vai ser útil e funcional na rotina diária tanto da equipe de vendas, como de marketing.

Por isso, os integrantes dos dois times devem estar participando da elaboração para que possam apontar como se dedicar às obrigações definidas no documento.

Detalhe as tarefas

Descreva em detalhes as tarefas e obrigações de cada uma das equipes. Descreva as responsabilidades em cada ação para que não haja dúvidas na hora da execução. Procure, ainda, antecipar problemas e criar passo a passo de resoluções no documento para caso surja alguma eventualidade.

Defina prazos

Sem dúvida, é importante também descrever os prazos de execução das ações. Isso vale, por exemplo, para que o vendedor entenda em até quanto tempo ele precisa entrar em contato com um lead gerado pelo marketing. 

Otimize o SLA

Procure otimizar o SLA acrescentando apenas as obrigações realmente necessárias para uma boa execução da estratégia por parte das duas equipes. Isso, aliás, vai deixar não somente o documento otimizado como também a rotina de trabalho, proporcionando melhores resultados.

Tenha indicadores

Para saber se as ações descritas no SLA estão sendo executadas da maneira correta, é preciso contar com indicadores de performance. Desse modo, será possível avaliar com clareza a possibilidade de aprimorar a estratégia depois que ela entrar em prática.

Com a ajuda de um bom SLA, é possível alinhar marketing e vendas para uma melhor estratégia de marketing imobiliário. Quer mais dicas? Continue de olho aqui no blog da Agência Yellow Kite.

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