Twitter para empresas: quando vale a pena apostar?

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Foto: Reprodução/Envato

Quando um negócio aposta no marketing digital, é comum surgir a dúvida se vale a pena criar um perfil empresarial no Twitter. Afinal, o Brasil tem a quarta maior base de usuários da rede social no mundo. Desse modo, é comum que surja o desejo de entender melhor como funciona o Twitter para empresas.

Se você está neste momento estudando a possibilidade de criar uma conta para a instituição, então esse texto é para você! Vamos esclarecer quando vale a pena apostar na plataforma do pássaro azul e como seu negócio deve se comportar nesse espaço digital.

Portanto, continue a leitura do post até o final e fique por dentro!

Criar ou não uma conta?

Em primeiro lugar, é preciso lembrar que é preciso estar onde seu público está. Desse modo, se a persona para quem você deseja comunicar está no Twitter, faz todo sentido que sua empresa marque presença nessa rede social.

Afinal, a rede do passarinho azul é excelente para desenvolver um relacionamento com o consumidor. Por lá, a interação é por meio de interações rápidas, limitadas a 280 caracteres, que podem incluir, fotos, vídeos, gifs e até áudios.

Segundo a própria rede social, 80% dos usuários já mencionaram alguma marca em suas publicações. 74% dos que seguem pequenas e médias empresas buscam obter atualizações sobre esses negócios. 

Ao mesmo tempo, o Twitter é excelente dentro de uma estratégia de SAC 2.0, oferecendo uma possibilidade de atendimento rápido e eficiente para clientes insatisfeitos.

Diferenciais

No entanto, cada rede social possui suas características próprias e com o Twitter não é diferente. A mais importante delas, sem dúvida, é a agilidade que a plataforma exige. A timeline funciona como um espaço onde as pessoas comentam sobre os assuntos do momento. A partir daí, elas replicam (dão RT ou favoritam) o conteúdo postado por outras pessoas sobre esse assunto.

Dessa forma, o conteúdo no Twitter envelhece mais rapidamente que o de outras redes sociais. Um bom insight precisa ser utilizado o quanto antes ou, dentro de poucas horas, ele já não fará mais sentido.

Um grande auxiliar nisso é a seção trending topics. Ela reúne os assuntos mais comentados na plataforma, a nível mundial, nacional e até regional. É de lá que podem sair ideias para interação com sua persona, desde que o assunto converse positivamente com o seu negócio.

Interaja!

Não adianta muita coisa ter um perfil bem criativo e elaborado no Twitter, se você não interage ativamente com seus seguidores. Curta tweets enviados pelos usuários e até dê RTs. Isso fará com que essa pessoa se sinta mais próxima da marca, siga interagindo em outras publicações e, futuramente, se torne uma embaixadora do seu negócio.

Aliás, até mesmo a interação com famosos e outras contas de negócio pode ser benéfica dentro dessa estratégia de se aproximar do público. Exemplo disso foi quando bancos disputaram a atenção do padre Fábio de Melo ou quando diversas plataformas de streaming concorrentes conversaram entre si na rede social.

Entendeu quando vale a pena apostar no Twitter para empresas e como você pode fazer um uso mais eficiente da rede social dentro da sua estratégia? Se curtiu esse conteúdo, compartilhe o post nas suas redes sociais e continue ligado aqui no blog da Agência Yellow Kite.

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