Baixo alcance no Instagram? 4 passos para evitar o shadowban

shadowban
Saiba como evitar o shadowban no Instagram. Foto: Reprodução/Envato

Você sabe o que é shadowban? Na tradução livre para o português, é o “banimento fantasma”. Ele acontece quando o Instagram pune sua conta, diminuindo o alcance do seu perfil e atrapalhando a vida de quem depende da rede social para fazer negócios.

Mas o que causa essa punição? Como evitá-la e impedir os prejuízos que ela pode trazer? Se você quiser ficar por dentro de tudo isso, continue lendo este post! Aqui vamos te apresentar 4 passos para evitar o shadowban.

Por que o Instagram aplica shadowban?

O Instagram aplica o shadowban quando identifica que uma conta vem usando técnicas consideradas impróprias pela plataforma, como automação, bots ou robôs e excesso de hashtags, para aumentar seus números na rede social.

Assim, ele consiste em um impedimento temporário não explícito (ou seja, o Instagram não avisa a você que aplicou essa punição). Dessa forma, só é possível o shadowban por causa do alcance drasticamente reduzido das postagens, já que elas perdem prioridade ou sequer aparecem no feed dos seguidores.

Ao mesmo tempo, os posts também deixam de ser localizados por meio das hashtags utilizadas e, basicamente, a única forma de ter acesso ao seu conteúdo é se a pessoa for até o seu perfil.

Como evitar o shadowban?

  1. Evite o excesso de hashtags

Nem todo mundo sabe, mas existe um número considerado saudável de hashtags a serem utilizadas nos posts do Instagram. O ideal é que você escolha apenas 6 para fazer uso. No entanto, se precisar utilizar mais, nunca ultrapasse a marca de 30 hashtags em um único post.

2. Identifique hashtags banidas e não utilize-as

Existem ainda algumas hashtags que tiveram uso banido pelo Instagram, seja por conter termos impróprios ou por estarem em postagens consideradas impróprias pela plataforma.

Assim, mesmo que você respeite o limite máximo de hashtags, se por algum motivo você incluiu uma dessas hashtags banidas pela plataforma, seu perfil pode ser alvo do shadowban.

Uma dica é pesquisar pela hashtag na própria rede social. Se a plataforma informar que os posts mais recentes que a utilizaram foram ocultados, é um mau sinal. Você pode, ainda, conferir listas de hashtags proibidas disponíveis na internet, como esta.

3. Vá com calma ao interagir

Interagir com seus seguidores sem dúvida aumenta o alcance de suas publicações e seu engajamento. No entanto, quando você curte ou responde comentários em excesso, ainda que manualmente, o Instagram pode interpretar que a sua conta esteja fazendo uso de alguma ferramenta de automação.

Nesse sentido, procure curtir e responder os comentários de seus posts em intervalos específicos durante o dia, não todos de uma vez. 

4. Cuidado com os unfollows

Outra prática que o Instagram não aprova é a das contas que seguem um perfil e, depois que são seguidas de volta, deixam de seguir. Ainda hoje, muitas contas comerciais adotam essa estratégia para aumentar o número de seguidores e acabam sendo vítimas de shadowban.

Ao mesmo tempo, se você por algum motivo pretende deixar de seguir muita gente, faça isso também de maneira espaçada. Caso contrário, a plataforma pode entender que você fez uso da prática proibida.

Bom, esses foram nossos 4 passos para evitar o shadowban. Quer mais conteúdos como este? Continue de olho em nosso blog e siga-nos no Instagram!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *