O que é newsletter e quais suas vantagens? Descubra agora!

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Foto: Reprodução/Envato

Você sabe o que é newsletter? Ela é uma das principais formas de comunicação dentro de uma estratégia de marketing digital, capaz de aproximar sua empresa do lead e até mesmo gerar conversões.

Com ela, você pode estabelecer um relacionamento com seus leads e conduzi-los ao longo da jornada de compra. Assim, eles têm a oportunidade de conhecer mais sobre sua marca, seus serviços e produtos para, quem sabe, se tornar um cliente no futuro. Quando seu lead já foi convertido, ela é um ótimo instrumento para a fidelização.

Quer saber mais sobre o que é e quais as vantagens de trabalhar com uma newsletter? Nós do blog da Agência Yellow Kite vamos contar tudo para você! Então, continue a leitura até o final e confira!

Formato

A newsletter é um e-mail informativo, disparado de maneira recorrente para uma base de contatos cadastrada para recebê-la. Aliás, esse é um ponto crucial de qualquer estratégia de e-mail marketing: você só deve enviar as mensagens para quem demonstrou interesse em receber. Enviar para uma base avulsa de contatos fará, sobretudo, com que a comunicação seja classificada como spam, prejudicando o alcance.

Você pode, por exemplo, incluir novidades e informações sobre o produto ou negócio; fazer a chamada para um blog post (caso sua empresa tenha blog), aumentando o alcance da estratégia de marketing de conteúdo; ou ainda direcionar essa base de contatos para outros canais, como o Instagram.

Como a newsletter auxilia na conversão?

A newsletter é uma comunicação capaz de atingir os leads nas diversas etapas do funil. No entanto, uma dica imprescindível para que ela gere uma alta taxa de conversão é apostar na segmentação.

Portanto, procure segmentar ao máximo na hora de fazer o disparo: quanto mais características você tiver sobre a base de contatos e quanto mais específico for o envio, mais bem-sucedida será a estratégia que faz uso das newsletters.

Ferramentas de automação

O uso de uma boa ferramenta de automação facilita bastante a produção, envio e monitoramento dos resultados dos disparos de newsletter.

Elas auxiliam na captação de contatos, na segmentação da base para uma estratégia mais assertiva e, além disso, fornecem relatórios com várias informações detalhadas sobre o desempenho da sua newsletter.

É possível, por exemplo, observar a taxa de abertura, identificar os melhores horários de envio e saber, através dos cliques, quais assuntos são mais atrativos ao público. Tudo isso, sem dúvida, vai ajudar a moldar uma campanha ainda mais efetiva, otimizada e com um maior retorno sobre o investimento, ROI.

Não abra mão da periodicidade

Esse ponto é fundamental para que seu público se lembre do seu negócio como solução ao pensar em um determinado assunto. Por isso, aposte numa boa periodicidade: afinal, uma das características da newsletter é o envio recorrente.

Além disso, essa certeza de uma determinada frequência pode até criar uma expectativa no usuário sobre a chegada da newsletter e o tema a ser abordado, além de fazer com que ele a promova para amigos e familiares.

Tenha um formato pré-definido

Tenha uma estrutura gráfica pré-definida. Aposte em um layout simples e que não seja vítima de quebras em algumas das plataformas de e-mail. 

Também não faça o conteúdo em formato de uma única imagem. As plataformas de e-mail costumam classificar o envio como spam e, em alguns casos, exigem o clique em uma autorização para exibir o conteúdo. Esses dois pontos prejudicam a abertura por parte dos contatos.

Agora você já conhece o que é newsletter e quais suas vantagens, além de conhecer dicas de como fazer um envio mais eficiente. Quer ficar por dentro de mais assuntos que envolvem o marketing digital? Então, continue de olho aqui no blog da Agência Yellow Kite.

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