O que esperar do marketing digital em 2022? Veja algumas previsões

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Confira o que deve ser tendência no marketing digital em 2022 por Carina Oiticica

Estamos imersos em um mundo onde tudo vem mudando constantemente, em uma velocidade inédita. E não é diferente com o marketing digital. Por isso, quem quer trabalhar com ele em 2022 precisa ficar de olho nas tendências e previsões, caso não queira ficar para trás.

Para ajudar você a entender as previsões para o ano que está chegando, separei aqui alguns pontos que merecem sua atenção caso queira trabalhar com o marketing digital em 2022. Quer conferir todos eles? Então, continue a leitura desse post até o final!

Quem é o consumidor do presente?

Em primeiro lugar, para elaborar e implantar uma estratégia assertiva de marketing digital, é preciso estar alinhado com o que o consumidor atual espera das marcas. Afinal, é ele que será o responsável pelo crescimento ou estagnação do seu negócio.

Vamos, então, nos prender a alguns pontos: as pessoas hoje estão cada vez mais conectadas. O brasileiro, por exemplo, fica mais de 10 horas on-line por dia. Estamos em segundo lugar no mundo, atrás apenas das Filipinas. Isso significa que, dos 365 dias do ano, passamos 145 deles inteiramente conectados.

Portanto, vivemos um cenário de super conexão e de um volume de informações nunca visto. Tudo isso também gera outros desdobramentos: segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país mais ansioso do mundo. Ainda, continuamos enfrentando um contexto de pandemia, que fez crescer a preocupação dos consumidores com o meio ambiente (segundo 80% deles). 38% deles dizem que essa preocupação já afeta suas decisões de compra.

Tendências do marketing digital em 2022

Live shopping

Com essa tendência, uma transmissão ao vivo se torna a vitrine do seu negócio e dos seus produtos. Podem ser realizadas demonstrações de uso e funcionalidade, por exemplo. Tudo com a possibilidade de o consumidor realizar a compra naquele momento: geralmente, por meio de um QR Code na tela.

O live shopping ainda permite conseguir engajamento e até mesmo solucionar dúvidas enviadas pelos clientes em tempo real. Além disso, influenciadores digitais e personalidades da mídia podem participar e fazer parte do processo de encantamento do consumidor. Eles oferecem, ainda, a possibilidade de unir o comércio on-line com uma oferta de entretenimento ao público.

Na última Black Friday, por exemplo, marcas gigantes do varejo brasileiro apostaram em live shoppings apresentadas por personalidades. Luciano Huck e Anitta participaram do evento do Magazine Luiza, enquanto as Americanas apostaram na presença da ex-BBB Juliette e do YouTuber Felipe Neto.

Game marketing

É uma oportunidade de se conectar mais profundamente com a geração Z e garantir uma maior presença digital. Algumas grandes marcas já deram início a esse processo. A Renner conta com uma loja virtual dentro do jogo Fortnite. Já a Dior e a Burberry fizeram transmissões ao vivo de desfiles via Twitch, plataforma de streaming de gamers, com participação de influenciadores.

Personalização

Os consumidores se mostram dispostos, atualmente, a pagar até 25% a mais por produtos personalizados, feitos de maneira única e exclusiva. 

A marca MTailor, aliás, faz uso da tecnologia para produzir roupas específicas para cada cliente. Através de realidade aumentada, por meio de um aplicativo, o corpo do cliente é escaneado em 360º e transformado em uma nuvem de pontos em 3D que ajuda a dimensionar as peças com precisão.

Experiência por voz

As assistentes de voz de dispositivos do Google, da Apple e do Windows devem ganhar novas funções para realizar compras por meio de comandos dados pelo usuário. A Alexa, assistente da Amazon, já incorporou habilidades que permitem a compra via comando de voz na Amazon.

Social selling

É a prospecção de potenciais clientes e o desenvolvimento de um relacionamento com eles por meio das redes sociais. A ideia é interagir e se aproximar do lead, construindo uma relação de confiança e fazendo ele evoluir dentro do funil de vendas, sem pressa, mas com muita eficiência. 

Esse processo sempre existiu fora das redes sociais, mas o ambiente digital foi responsável por dar mais velocidade, maior escala e assertividade.

Conteúdo mais colaborativo

O conteúdo colaborativo gera engajamento, interação e, sem dúvida, aproxima o cliente da marca. Além disso, a colaboração de influenciadores e até de uma marca com outra dá vazão a novas possibilidades e conteúdos mais atrativos ao consumidor.

Isso, aliás, já era realizado nos próprios produtos. Você pode observar que algumas fast-fashions realizam collabs com algumas grifes ou estilistas renomados. A CeA, por exemplo, já lançou coleções assinadas por Lulu Novis e por Alexandre Herchcovitch.

Agora, essa tendência de cooperação chega ao mundo digital e é facilitada por ferramentas como o Collabs do Instagram. Com ela, é possível compartilhar o mesmo conteúdo entre duas contas, o que aumenta o alcance das publicações.

Vídeos curtos

Os vídeos curtos vieram para ficar! A ascenção do TikTok causou uma transformação no mercado e popularizou esse formato de conteúdo, abarcado depois pela ferramenta Reels dentro do Instagram.

Para muitas pessoas, os vídeos curtos dão a sensação de economizar tempo. Por meio deles, é possível ficar por dentro das tendências, virais e absorver os mais diversos assuntos aproveitando um momento de tédio, o caminho para o trabalho ou o intervalo entre exercícios físicos. Aliás, essa percepção de ganhar tempo acaba influenciado esses mesmos usuários a passarem mais tempo dentro das plataformas.

Além disso, no Trend Report, relatório anual feito pelo Instagram do que será tendência no próximo ano, os vídeos curtos também são apontados como uma tendência para 2022, especialmente entre a geração Z.

Employer influencer

É o envolvimento dos colaboradores da empresa na produção de conteúdo. Esse movimento cria um senso de comunidade entre empresa e funcionários, agrega valor ao negócio e faz com que a marca seja reconhecida positivamente.

Mostrar como é o ambiente de trabalho atrai não só clientes, como também talentos em potencial para o seu negócio.

Essas são algumas das tendências para o marketing digital em 2022. Quer ficar sempre por dentro de todas as novidades que envolvem a área? Você pode continuar sempre conferindo o blog da Yellow Kite e assinar a nossa newsletter.

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