Você sabe o que é marketing de influência? Ele consiste na criação de campanhas estreladas por pessoas que exercem certa influência sobre o público que a marca pretende alcançar. Com consumidores cada vez mais exigentes, é uma excelente estratégia para aumentar o engajamento com sua marca.
Nesses casos, o anúncio é feito de forma mais natural e tem chances maiores de ser considerado pelo consumidor. Isso porque ele não vai ser feito de forma invasiva ou por alguém distante. Com isso, desperta maior consideração e confiança.
Sem dúvida, nos dias de hoje, o marketing de influência predomina principalmente na internet. Nas redes sociais, especialmente no Instagram e YouTube, os perfis mais populares e com maior engajamento são frequentemente chamados para ações publicitárias.
Quer saber mais sobre como funciona o marketing de influência e como você pode utilizá-lo? Então continue lendo esse post!
Mídia paga x mídia conquistada
Você pode empregar influenciadores na sua estratégia de marketing de duas maneiras diferentes: a primeira, por mídia paga. Nessa modalidade, portanto, os influenciadores são pagos para promover um produto ou marca.
No entanto, é preciso que haja uma sintonia entre o influenciador e a marca, no que diz respeito não somente ao tipo de público a ser atingido, mas também ao posicionamento.
A outra maneira é por mídia conquistada. Dessa forma, o influenciador se torna parceiro da marca não pelo dinheiro, mas por outro benefício. Uma prática comum, por exemplo, é enviar amostras de um produto em troca de divulgação por parte desse influenciador. Esse modelo também é conhecido como permuta.
Liberdade de criação
Um ponto fundamental no marketing de influência é garantir liberdade para o influenciador criar a ação. Apesar de a empresa passar um briefing, o influenciador é quem decide a forma como aquelas informações serão passadas ao seu público, uma vez que conhece melhor que ninguém quem o acompanha.
Retorno sobre investimento
Uma das vantagens que faz o marketing de influência ser uma tendência crescente no presente é o alto retorno sobre investimento (ROI). Estima-se, aliás, que a cada 1 real gasto pela marca com marketing de influência, o retorno seja de 6 reais.
Esse retorno é possível, primeiramente, pelo fato dos influenciadores demandarem menor que o de outras ações mais tradicionais, como anúncios em TV, por exemplo. Aliado a isso, a relação de confiança que eles possuem com o público que os acompanha, visto que eles produzem conteúdo diariamente.
Dicas para aplicar o marketing de influência
Assim como em qualquer outra estratégia de comunicação, o primeiro passo para aplicar o marketing de influência na sua empresa é definir o objetivo da campanha e o público a ser alcançado. Com essas definições, você pode direcionar melhor a campanha.
Depois, você deve fazer uma seleção de influenciadores: eles se dividem entre mega e nano, de acordo com a quantidade de seguidores. Um influenciador mega tem mais de 1 milhão de seguidores, enquanto um nano tem até 10 mil. Há ainda categorias intermediárias entre eles.
À primeira vista, pode parecer que os influenciadores mega são mais vantajosos, mas saiba que é importante ir além do número de seguidores. Avalie, por exemplo, o nível de engajamento do perfil, os nichos alcançados, o sucesso na sua região, entre outras questões.
Em seguida, você precisa avaliar a relevância do influenciador para a marca, ou seja, se ele está alinhado com sua política e com o seu produto. Com tudo isso, é possível avaliar se o alcance que ele possui é positivo para sua estratégia alcançar os objetivos.
Bom, agora você sabe o que é marketing de influência e como aplicá-lo. Para mais conteúdos como esse, siga de olho aqui no blog!