LGPD no marketing digital: você sabe quais os impactos? Confira!

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Saiba como a LGPD impactou no marketing digital. Foto: Unsplash/Reprodução

Aprovada em 2018 e em vigor desde agosto de 2020, a Lei Geral de Proteção de Dados promoveu diversas adequações por parte das empresas em relação ao tratamento de dados dos consumidores. Considerando que ela toca em um ponto muito sensível para quem trabalha com a internet, é claro que houve diversos impactos da LGPD no marketing digital.

Afinal, diversas ações e estratégias utilizam dados, como a captação de leads por landing pages, assinatura de newsletter, entre outras.

Portanto, para entender o que muda e o que é preciso fazer para se adequar, preparamos este texto. Leia até o final e fique por dentro do assunto!

Objetivo da LGPD

A Lei Geral de Proteção de Dados foi criada para evitar o vazamento e o uso indevido de dados das pessoas. Assim, seu principal objetivo é dar mais controle ao usuário sobre suas informações pessoais.

Entre os fundamentos da proteção de dados, portanto, estão a liberdade de expressão, inviolabilidade da intimidade, honra e imagem, além da defesa do consumidor.

LGPD no marketing digital

Antes de mais nada, é interessante que a empresa procure um advogado especializado para auxiliar o processo de adequação à LGPD, . Assim, você tem condições de se adequar à legislação de forma mais segura.

Tenha em mente que a coleta e o uso de dados públicos são partes importantes das estratégias de marketing digital. No entanto, agora o consumidor precisa saber como os dados vão ser utilizados e autorizar – ou não – essa coleta. 

Política de privacidade

A política de privacidade informa a quem fornece dados (leads, clientes) como eles serão utilizados, armazenados e protegidos pela empresa. Tudo isso, por sua vez, precisa ser feito de forma clara e transparente.

Assim, ela deve conter informações sobre a empresa, quais dados serão coletados, onde ficarão armazenados e com qual finalidade serão utilizados. Além disso, deve abordar o período em que eles ficarão armazenados e informações sobre o uso de cookies e tecnologias semelhantes.

Como tratar as informações a partir de agora?

Reveja todos os processos para a coleta e uso de dados. Os formulários, sejam no ambiente virtual ou presencial, precisam informar o que será feito com as informações fornecidas pelo cliente.

Além disso, esses dados coletados precisam ser usados para ação imediata, não podem mais ser arquivados. Para isso, no entanto, você deve pedir uma autorização ao cliente, que também tem o direito de pedir a remoção dos seus dados pessoais do banco da empresa.

Se você trabalha com e-mail marketing em sua estratégia digital, procure saber se a plataforma que você utiliza está trabalhando de acordo com a LGPD. Dessa forma, você pode utilizar as possibilidades que plataformas de automação oferecem, sabendo que não estará infringindo nenhuma regra.

Nas estratégias de inbound marketing, por sua vez, já existe um consentimento prévio do consumidor em receber aquele conteúdo, o que facilita a adequação.

Como você pode ver, a LGPD é uma legislação que ajuda os consumidores a proteger melhor seus dados e sua privacidade. Portanto, cabe ao setor responsável pelo seu marketing o cuidado no tratamento dessas informações de acordo com o que diz a lei.

Agora você conhece melhor os impactos da LGPD no marketing digital, quer mais conteúdos como esse? Então, continue de olho no nosso blog e siga-nos no Instagram!

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