Inbound marketing ainda vale a pena? Veja considerações!

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Foto: Reprodução/Envato

Surgido no final dos anos 2000, o inbound marketing vem sendo usado a cada ano que passa por mais empresas que investem em marketing digital. A pandemia de Covid-19, no entanto, fez com que esse número desse um salto gigantesco. Mas será que, depois de tudo isso, ainda vale a pena investir nessa estratégia?

Nesse post, nós vamos apresentar algumas considerações para encontrar a resposta dessa pergunta. Portanto, se você ficou curioso, continue a leitura até o final e confira!

Interesse permanente

As pessoas, de maneira geral, continuam utilizando mecanismos de buscas na internet para encontrar soluções para seus diversos problemas. Portanto, é imprescindível que você mantenha sua presença digital e busque sempre aperfeiçoá-la, de forma que seu negócio seja encontrado com facilidade.

O inbound marketing é uma estratégia muito preciosa nesse sentido. Afinal, ela busca fazer com que seu cliente venha até você e não o contrário, algo comum no marketing tradicional. Isso impede, por exemplo, que sua mensagem chegue de forma invasiva, em um momento inoportuno, que incomode esse usuário.

Como o inbound marketing trabalha?

A atração acontece por meio de técnicas desenvolvidas, como a produção de conteúdo relevante para o cliente, seja por blog, e-mail marketing, redes sociais ou conteúdos ricos (e-books, infográficos).

Mas atrair não é a única etapa do inbound. Posteriormente, essa atração irá resultar em uma conversão: o usuário irá ceder algumas informações (como o e-mail) em troca de um benefício.

Em seguida, entra a etapa de relacionamento com o cliente. Afinal, ainda que ele tenha despertado interesse para seu produto ou serviço, não necessariamente ele se encontra disposto a realizar uma compra no momento. Por isso, é desenvolvido  um relacionamento de caráter educativo sobre os problemas que esse usuário enfrenta e as soluções que sua empresa pode oferecer.

Depois, é a hora de realizar a venda. E o trabalho não se encerra por aí: o inbound marketing também auxilia no pós-venda, na fidelização desse cliente, para que ele consuma outros produtos da empresa e se torne um defensor da marca.

O inbound ainda é capaz de produzir outros resultados, como:

Aumentar a visibilidade do negócio

Ao produzir conteúdo de qualidade, você faz com que o canal da sua empresa  chegue até mais pessoas. Seja pela procura orgânica, por meio da resposta dos algoritmos, como pelo compartilhamento de quem consumiu, gostou do que você produziu e escolhe divulgar para pessoas de seu convívio.

Reforça a autoridade da marca

À medida em que você atinge o cliente com informações úteis e importantes sobre sua área de atuação, você conquista também o reconhecimento de autoridade. Assim, aqueles produtos que você, em uma outra etapa da estratégia, vier a oferecer não serão vistos como os produtos de uma empresa qualquer, mas sim como uma oferta de quem domina aquela área do conhecimento e é capaz de sugerir a melhor solução.

Redução de custos

O inbound marketing é uma estratégia que custa até 60% menos que um investimento em marketing tradicional, com mídias offline, por exemplo. Além disso, o valor que você aplica em inbound é mensurável, pode ser segmentado (exposto a grupos específicos de pessoa), o que torna ele melhor investido.

Então, se o seu cliente continua procurando por soluções em buscas da internet, ainda vale a pena sim investir em inbound marketing. Quer outras dicas de marketing digital? Confira os outros posts do blog da Agência Yellow Kite.

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