Gestão de crise nas redes sociais: veja 3 cases de sucesso!

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Confira 3 exemplos de gestão de crise nas redes sociais. Foto: Reprodução/Envato

Ter uma presença digital garante muitos benefícios ao seu negócio e faz sua marca se aproximar do público. No entanto, é provável também que erros aconteçam em campanhas e abordagens. Nesse sentido, é imprescindível ter um bom conhecimento em gestão de crise nas redes sociais.

Uma boa gestão de crise pode não só solucionar um problema, mas também transformar ele em uma oportunidade para que o cliente conheça melhor seu produto ou serviço. Quer saber como? Separamos, então, 3 cases de sucesso. Continue lendo o post até o final e aprenda com essas experiências!

1. Gina Indelicada

Em 2012, a empresa Rela Gina, dona da marca de palitos de dente Gina, enfrentou dificuldades quando foi criada uma página no Facebook com o nome “Gina Indelicada”, utilizando o nome e a imagem da personagem que ilustra as embalagens do produto.

Criada por um estudante de Publicidade, a página se propunha a responder questões enviadas pelos seguidores de maneira irônica, sarcástica e por vezes até mesmo grosseira.

Entretanto, a empresa conseguiu reverter o que parecia ser uma crise. A Rela Gina assumiu o controle da página em parceria com o criador e fez com que a marca, até então ausente digitalmente, ganhasse um boom de popularidade e engajamento nas redes.

2. Coca-Cola

Uma das maiores crises da Coca-Cola no Brasil aconteceu no ano de 2013. Uma foto com a cabeça de um roedor no interior de uma garrafa do produto se espalhou pela internet. Ao mesmo tempo, um depoimento de um consumidor com dificuldades motora e de fala que dizia ter adquirido a condição após beber o conteúdo de uma garrafa contaminada. Essa denúncia, aliás, era do ano 2000.

Em primeiro lugar, a empresa fez um comunicado oficial divulgado na internet. Nele, informava que o processo de produção contava com um rigoroso controle de qualidade. Desse modo, seria impossível que um roedor entrasse numa garrafa do produto.

Em seguida, foi feito também um comercial com veiculação na TV mostrando como funcionava a produção da bebida. Sete meses depois do caso, a Justiça inocentou a empresa da acusação do consumidor e disse que a condição dele nada tinha a ver com o consumo do produto.

3. Ruffles

Quem já comprou um pacote de batata Ruffles provavelmente deve ter se perguntado o porquê da grande quantidade de ar presente na embalagem. São diversas as teorias que circulam por aí e as redes sociais se encheram de comentários sobre o assunto quando o tumblr Slogans Sinceros abordou o tema.

Para esclarecer a questão, a Pepsico – empresa detentora da marca Ruffles – publicou um infográfico em sua página do Facebook em que explicava a razão dos pacotes de batata virem com ar. Segundo a empresa, ele funciona como uma espécie de air bag para as batatas durante o transporte para os pontos de venda, garantindo a integridade do produto.

Esses são 3 casos de sucesso de gestão de crise nas redes sociais. Quer mais conteúdos como esse? Então, continue de olho aqui no blog da Yellow Kite e siga-nos no Instagram: @agencia_yellowkite

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