Veja 5 vantagens de criar um podcast para seu negócio!

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Foto: Reprodução/Envato

Você já pensou em criar um podcast para o seu negócio? Ele é um formato que tem consumo crescente nos últimos anos e que teve um boom durante a pandemia. No Brasil, por exemplo, cerca de 40% das pessoas conectadas à internet ouvem algum podcast.

Nesse sentido, a criação de um podcast para sua empresa pode ser uma excelente estratégia de marketing de conteúdo que irá garantir várias vantagens. Confira 5 delas a partir de agora nesse post!

1. Traz credibilidade ao negócio

Ter um podcast é uma forma de abordar assuntos relacionados à área de atuação da sua empresa e que, ao mesmo tempo, são interessantes ao seu público. Dessa forma, você pode demonstrar autoridade, domínio sobre o tema, e agregar credibilidade junto aos ouvintes do seu conteúdo.

2. Demonstra inovação

Dar início a um podcast é sinal de que sua empresa está aberta a inovações. Afinal, nem todo negócio se arrisca a produzir esse tipo de formato ainda recente por enxergar vários empecilhos frente às oportunidades, que são muito maiores.

Logo, ter um podcast da sua marca mostra a consumidores, possíveis sócios e concorrentes a capacidade de organização, planejamento e a competência da sua equipe. Tudo isso, é claro, de acordo com a qualidade do conteúdo que você produzir.

3. Estreita o relacionamento com o seu público

A principal vantagem de ter um podcast, sem dúvida, é a capacidade de estreitamento da relação com seu público que ele pode gerar. Em primeiro lugar, você precisa entender que o formato pode ser baixado e consumido offline, por exemplo. Isso multiplica e muito as oportunidades de uma pessoa ouvir o programa.

Muita gente gosta de ouvir podcast lavando louça, enquanto pratica exercícios, no transporte público, na sala de espera para uma consulta médica, enfim: nas mais variadas e cotidianas situações. Portanto, sua empresa vai passar a fazer parte do dia a dia dessas pessoas, entretendo e informando em momentos onde antes elas estavam sujeitas ao tédio, por exemplo.

Dessa maneira, surge a oportunidade de criar um vínculo único de gratidão e afeto. Além disso, em um podcast, uma voz humana se comunica com o público: isso por si só já garante uma proximidade que nenhuma ferramenta tecnológica ou corporativa é capaz de gerar.

Uma vez que seu podcast entrar na rotina de um ouvinte, ele estará sempre à espera de um novo episódio e do que você preparou.

4. Custo baixo

Produzir e disponibilizar ao público um podcast requer um investimento inicial baixo. A dica é comprar um microfone condensador, que custa a partir de 100 reais no mercado. Ele pode ser conectado por USB a um computador, onde a captação do áudio será adicionada e, posteriormente, editada.

5. Verstatilidade

Por fim, um podcast oferece diferentes possibilidades de formato. Ele pode ser um debate, uma entrevista ou a narração de uma história. Além disso, você pode disponibilizar a gravação no Youtube e aproveitar pequenos cortes para postar nas redes sociais, onde vídeos geram bastante engajamento.

Essas foram as 5 vantagens de criar um podcast para seu negócio que separamos para te mostrar. Quer saber mais sobre o universo do marketing digital? Continue de olho aqui no blog da Agência Yellow Kite.

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