Como fazer uma segmentação de público eficiente?

Uma forma de aumentar a efetividade de sua campanha de marketing digital, sem dúvida, é através da segmentação de público. Ela consiste numa divisão de seus leads em grupos diversos, com base em características geográficas, demográficas ou comportamentais, por exemplo.

Mas como fazer uma segmentação de público eficiente e alavancar o resultado das suas ações? Para te ajudar nessa tarefa, nós separamos algumas dicas e orientações. Então, continue a leitura desse post até o final e confira todas elas!

Crie personas

Uma boa forma de começar a sua segmentação é criando personas. Elas são personagens fictícios, construídos com base em informações reais do que seria um cliente ideal para você.

Quanto mais detalhes a persona tiver, melhor. Portanto, inclua características pessoais, hobbies, objetivos de vida e não se limite a informações de idade, gênero e renda.

Invista em pesquisas

As pesquisas auxiliam bastante na hora de conhecer seu público e separá-lo em segmentações. Inclua perguntas de dados psicográficos: valores daquele cliente, interesses, atitudes e posicionamentos. 

Peça, ainda, feedbacks sobre seu produto ou serviço, sobre concorrentes e entenda melhor quais as dores e dificuldades que aquele cliente enfrenta.

Esses questionários, aliás, podem ser enviados para a sua base de e-mails, por exemplo. Uma forma de estimular que eles sejam respondidos é oferecendo um brinde como recompensa, como cupons de desconto, frete grátis ou algum outro tipo de cortesia que seja interessante.

Observe o comportamento de consumo

Através dos dados do seu e-commerce, observe os hábitos de consumo do seu público. Observe recorrência, quais produtos cada perfil de usuário costuma adquirir, entre outras informações. 

Tudo isso servirá de insights para segmentações mais assertivas e eficientes, gerando uma melhor comunicação e, consequentemente, maior efetividade das campanhas que você colocar em prática.

Dessa forma, você não investirá na comunicação de um produto para um perfil de público que não está interessado nele. Ou, por exemplo, não correrá o risco de enviar conteúdo por meio de e-mail marketing que não é do interesse daquela pessoa, gerando um aborrecimento e até um descadastramento da sua base.

Diversifique bastante as segmentações

Por fim, lembre que é possível fazer infinitas segmentações. E as que já foram feitas também não são imutáveis. Tudo irá depender do seu objetivo no momento.

Ao mesmo tempo, é preciso estar atento às transformações que a sociedade, seu público e seu negócio passam com o passar dos meses e anos. Para isso, vale reforçar o ponto que já abordamos aqui: observe o comportamento de consumo. 

Ficar de olho nas redes sociais também é uma excelente forma de estar sempre com um relacionamento atualizado e atento ao que seu público quer naquele momento.

Essas foram nossas dicas de como fazer uma segmentação de público eficiente. Gostou? Então, comece agora mesmo a trabalhar a segmentação aí na estratégia do seu negócio e aproveite os resultados que ela oferece.

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