Você já ouviu falar na análise SWOT? Também conhecida como análise FOFA em português, ela pode ser excelente na hora de te ajudar a tomar os próximos passos do negócio, optar por uma estratégia ou resolver uma crise.
É um método repleto de vantagens e que pode ser feito por qualquer pessoa, desde que ela compreenda bem os conceitos que o envolvem. Ficou curioso? Então, descubra de uma vez por todas a utilidade da análise SWOT e como fazê-la aqui nesse post. Basta continuar a leitura até o final!
O que é a análise SWOT?
A análise SWOT recebe esse nome por conta da sua sigla em inglês, que reúne as iniciais de strenghts, weakness, opportunities e threats. Em português, portanto, forças, oportunidades, fraquezas e ameaças, formando a sigla FOFA.
Ela é um método de análise de cenários que surgiu na década de 1960 na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Entretanto, de lá para cá, sofreu diversos aprimoramentos e adaptações. Seu uso, no entanto, segue bastante popular graças aos resultados efetivos que garante a facilidade de condução.
Ambiente interno x ambiente externo
Dentro da análise SWOT, é possível verificar fatores que compõem tanto o ambiente interno quanto o ambiente externo à sua organização. Por exemplo, as forças e fraquezas são parte do ambiente interno, uma vez que dizem respeito a você e ao seu negócio.
Enquanto isso, as oportunidades e ameaças são situações fora do seu controle, que fazem parte do ambiente externo, mas podem interferir na sua empresa.
Para ficar mais claro, vamos entender melhor o que se encaixa em cada uma dessas categorias.
Forças
São os pontos positivos, vantagens e diferenciais que seu negócio, uma estratégia ou uma decisão a ser tomada oferecem. Fazem parte dessa categoria, por exemplo, seus melhores produtos ou serviços ou bons resultados performados em uma determinada métrica.
Fraquezas
São aqueles pontos negativos que você já conhece e é capaz de prever. Essa parte da análise, sobretudo, é indicada que seja feita em grupo. Afinal, a percepção de fraquezas pode variar de pessoa para pessoa. Além disso, é necessário ser sincero e estar aberto a enxergar problemas que o seu negócio possui, no caso de um administrador ou empresário.
Oportunidades
São situações externas que afetam positivamente o seu negócio ou estratégia. Apesar de você não ter controle sobre elas, pode aproveitar os ganhos que são capazes de oferecer.
No setor imobiliário, por exemplo, uma redução da taxa de juros por parte do governo é um exemplo de oportunidade que pode impactar diretamente nas vendas do negócio. No varejo, datas comemorativas também funcionam como oportunidades.
Ameaças
São situações externas e fora de seu controle que podem impactar negativamente seu negócio. Por isso, é necessário tentar prevê-las e pensar em soluções para o caso de precisar enfrentá-las. Dessa forma, você reduz o impacto que elas venham a causar.
Como aplicar a análise SWOT?
Se você gostou dos pontos que compõem a análise SWOT e quer testar aí no seu negócio, deve estar se perguntando como fazer para aplicá-la.
Em primeiro lugar, defina um objetivo a ser analisado. Ele precisa ser claro e bem definido, para facilitar a análise. Em seguida, pesquise bastante sobre sua empresa para poder identificar as forças e as fraquezas. Estude relatórios, documentos e, sem dúvida, eles podem te ajudar também a verificar quais oportunidades e ameaças impactam a organização.
Depois, é importante contar com a ajuda da sua equipe. A análise SWOT funciona melhor em grupo, em um ambiente aberto a discussões e proposições. Por fim, tenha em mente que a análise não oferece uma resposta clara: você é quem precisará analisar os pontos positivos e negativos levantados e definir qual passo será tomado.
Agora você conhece melhor a análise SWOT. Gostou? Então, compartilhe esse texto com a sua equipe e quem mais possa se interessar. Quer mais dicas como essa? Continue de olho aqui no blog da Agência Yellow Kite.