5 ações de marketing para turbinar as vendas no Natal

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Foto: Reprodução/Envato

O Natal está chegando e, com ele, o momento de preparar as ações de marketing para essa data tão especial. Afinal, é tempo de confraternizações, amigo secreto, troca de presentes na ceia e incremento na renda de alguns graças ao décimo terceiro salário. 

Tudo isso compõe uma oportunidade única de incrementar as receitas do seu negócio e estreitar os laços com seus clientes. Mas é preciso se preparar. Por isso, nós separamos 5 ações de marketing para turbinar as vendas no Natal. Quer saber quais são elas? Continue a leitura até o final!

1. Reforce o atendimento digital

Nas semanas que antecedem o Natal, o comércio e os shopping centers costumam estar cheios. Logo, muita gente, ainda que pretenda comprar em lojas físicas, opta por pesquisar primeiro nos canais digitais e entrar em contato para tirar as dúvidas. Portanto, é fundamental reforçar seu atendimento para comportar a demanda.

Afinal, são várias as opções de marcas de mesmo segmento disponíveis na internet e o cliente não está disposto a esperar uma resposta por horas. Se possível, então, reforce o time que interage digitalmente em todos os canais disponíveis, como redes sociais, Whatsapp e chat do e-commerce. 

No caso específico do Whatsapp, tente prever o maior número possível de questionamentos que os clientes possam ter e deixe respostas prontas pela modalidade “Business” do aplicativo para aquele momento em que alguém não estiver disponível para atender.

2. Prepare seu estoque

Pouca coisa vai adiantar se o seu atendimento digital estiver super preparado, mas o cliente não encontrar o produto que procura. Desse modo, reforce seu estoque com antecedência. Tenha em mente que o volume de vendas será maior e a reposição no período natalino pode ser mais complicada. Você evita, assim, frustrar aquele possível cliente que talvez nunca mais volte a procurar pela sua marca ao ter problemas na compra.

3. Invista em descontos progressivos

Confraternização do trabalho, dos amigos, da faculdade, da família… Boa parte das pessoas que vão às compras nesta época do ano, busca presentes para mais de uma pessoa. Portanto, essa é uma ótima oportunidade para oferecer descontos progressivos nas compras em sua loja. Eles são uma excelente forma de fazer com que o cliente compre todos os presentes com você, gerando também mais praticidade e economia de tempo e dinheiro para ele.

4. Trabalhe bem o e-mail marketing em sua base

O e-mail marketing é uma excelente forma de trabalhar o relacionamento com sua base de leads durante todo o ano. E no Natal não é diferente. Faça um bom planejamento com meses de antecedência, segmente bem os conteúdos e as mensagens, pense em ofertas exclusivas ou ofereça promoções com prioridade para quem já faz parte da sua rede de contatos.

5. Realize sorteios ou concursos

Uma ação que chama a atenção de forma certeira no universo digital e também físico é a realização de sorteios ou promoções. Pense em algo bem criativo, invista no afeto e atente-se para as regras de realização de sorteios para que tudo ocorra da melhor maneira possível.

Essas foram as 5 ações de marketing para turbinar as vendas no Natal que separamos para você. Para mais dicas e conteúdos de marketing digital e vendas, continue de olho no blog da Agência Yellow Kite.

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