Saiba a importância dos materiais ricos para a sua estratégia de marketing

Uma parte importante do sucesso de uma estratégia de marketing é conseguir dados de contato dos possíveis clientes. Mas isso não é fácil, já que nem todo mundo vai sair fornecendo suas informações por aí, não é verdade? É aí que entram em cena os materiais ricos!

Eles são importantes facilitadores nesse sentido. Afinal, o usuário não vai fornecer seus dados para uma empresa de graça, mas em troca de um conteúdo educativo e que é relevante para ele.

Quer entender melhor a importância dos materiais ricos para a sua estratégia de marketing? Então continue lendo esse post!

Atenção e encantamento

materiais-ricos
Conheça a importância dos materiais ricos na sua estratégia de marketing. Foto: Reprodução/Envato

Em geral, os materiais ricos são o primeiro contato mais direto do público com sua empresa. Portanto, é indispensável que esses materiais sejam de alta qualidade e gerem aprofundamento do conhecimento em determinado assunto, sendo úteis e relevantes para o cliente.

Além disso, é por meio dos materiais ricos que você irá demonstrar autoridade naquela área e começar a conquistar a confiança do futuro consumidor.

Os materiais ricos são ofertados, principalmente, por meio de landing pages. Aliás, eles podem ser utilizados em qualquer etapa do funil de vendas, o que os torna ainda mais importantes para sua estratégia de marketing!

Tipos de materiais ricos

E-book

Sem dúvida, são um dos materiais ricos mais fáceis de divulgar e de obter adesão por parte dos prospects. Assim, aposte em um título criativo e atraente, que desperte atenção e curiosidade, além de um bom projeto gráfico. Esses elementos podem ser suficientes para convencer o público a baixar o material na landing page.

Além disso, os e-books são mais baratos de produzir em relação a outros tipos de materiais ricos. Sua produção envolve a pesquisa, escrita, revisão e diagramação. Oferecer conteúdo relevante e bem produzido é o mais importante.

Podcast

Esse formato entrou em alta, especialmente com a popularização dos smartphones e também dos serviços de streaming. O podcast, afinal, é um programa de rádio que pode ser baixado. Assim, o usuário pode ouvir quando quiser. 

Aliás, uma vantagem é que a pessoa não precisa reservar um tempo para focar no consumo desse conteúdo: é possível ouvir no trânsito, na academia ou durante uma refeição.

Infográfico

O grande diferencial do infográfico é o design, responsável por capturar a atenção e transmitir, com mais facilidade, dados e informações relevantes que poderiam passar despercebidas em outros formatos.

Sendo assim, é um material rico que tem grande funcionalidade quando for preciso passar um conteúdo com muitos números ou que envolva um passo a passo.

Webinars

São vídeo aulas que ajudam a empresa a transmitir autoridade sobre determinado assunto. Eles podem ser ao vivo ou gravados. No entanto, no caso de fazer ao vivo, reserve um tempo para o público tirar as dúvidas!

Eventos online

Um material rico também pode ser um evento online. Portanto, podem se enquadrar palestras, seminários ou outro formato que transmita conhecimento aprofundado sobre um assunto que você domina e seja interessante ao seu público!

Então, agora que você já conhece a importância dos materiais ricos para a sua estratégia de marketing, que tal aprender a formular um calendário de conteúdo? Confira nosso post sobre o assunto e descubra como essa prática pode te ajudar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *