5G no Brasil: o que muda com a chegada da tecnologia?

5g-no-brasil
Foto: Reprodução/Envato

Em novembro de 2021, aconteceu o leilão do 5G no Brasil. Considerado o maior da América Latina, a ação permitiu que o Brasil abrisse as portas para uma internet de maior velocidade e que oferece inúmeras novas possibilidades de uso.

Quer saber mais sobre o que muda com a chegada do 5G no Brasil? Então, continue a leitura desse post, pois nós vamos te explicar tudo o que você precisa saber!

Mais velocidade

Sem dúvida, um dos maiores benefícios do 5G no Brasil será o ganho de velocidade na conexão. Por exemplo, enquanto o 4G faz downloads com uma velocidade média de 100 megabytes (MB) por segundo, enquanto o 5G alcança 10 gigabytes (GB) por segundo.

O tempo de resposta entre os dispositivos, também chamado de latência, também será bem mais eficaz. Esse tempo é sentido, principalmente, em atividades realizadas em tempo real, como chamadas de vídeo, lives e jogos on-line.

No 4G, o tempo de resposta dura cerca de 70 milissegundos. Já no 5G, o período deve ser reduzido para até 5 milissegundos. Portanto, quando a tecnologia estiver em pleno funcionamento no país, a expectativa é que não precisaremos mais conviver com delay e travamentos em atividades desse tipo.

Novas possibilidades

Essa maior velocidade, junto com a diminuição do tempo de resposta, irão permitir a entrada, o desenvolvimento e a expansão de uma série de novas tecnologias em nosso dia a dia.

No setor industrial, por exemplo, os processos devem se tornar ainda mais automatizados. Desse modo, um profissional à distância será capaz de controlar as máquinas e operações perfeitamente, sem o risco de atraso nos processos por conta da qualidade da internet.

Além disso, o 5G trará avanços também na saúde. Cirurgias à distância devem se tornar mais comuns. Com essa nova taxa de latência, as operações nesse modelo poderão ocorrer tranquilamente, com as máquinas executando o trabalho com a precisão de um médico.

Dia a dia

Trazendo ainda mais pro cotidiano, o 5G possibilitará a transformação de várias cidades brasileiras em cidades inteligentes. Dessa forma, diversos aparelhos públicos poderão se conectar à Internet para garantir ainda mais qualidade de vida e bem-estar aos moradores.

Um exemplo disso são os semáforos inteligentes, que irão captar informações do trânsito nas avenidas em tempo real, determinando de acordo com o fluxo quando irão abrir ou fechar e não mais seguindo tempos pré-determinados. Sem dúvida, isso promete melhorar a fluidez do trânsito, especialmente em horários de pico.

Ao mesmo tempo, os carros inteligentes e autônomos (sem necessidade de motorista) serão mais comuns. O 5G permitirá, inclusive, que esses veículos troquem informações entre si e até se comuniquem com os semáforos.

Por fim, as casas devem se tornar ainda mais conectadas. Hoje já existem aparelhos como lâmpadas que se conectam ao Wi-Fi. Mas a nova geração de internet móvel deve garantir que a presença de produtos como esse seja amplificada nos lares brasileiros. E não podemos esquecer do Metaverso: o 5G é considerado o primeiro passo para que o universo de Mark Zuckerberg seja completamente possível no futuro.

Agora você conhece melhor o que irá mudar com a chegada do 5g no Brasil. Para ficar por dentro de mais conteúdos como esse, continue de olho no blog da Agência Yellow Kite! Ah, e lembre-se de compartilhar esse post nas suas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *