Como garantir uma vaga em agência? Entenda o que o RH procura!

por Aline Pedroza

Muitos recém-formados e estudantes se encontram com a mesma dúvida: “o que vou fazer quando acabar o curso?!”. Se é o seu caso, não se preocupe, pois esse é o pensamento mais normal do mundo. Afinal, são raros os profissionais que durante a graduação já têm seu perfil definido ou até mesmo já sabem em que área querem seguir carreira.

Por isso, informar-se sobre o que nós do RH buscamos é um primeiro passo em direção à vaga que foi feita para você. De minha parte, já posso adiantar que buscamos pessoas criativas, que estejam dispostas a aprender e se desenvolver e mostrar seu melhor lado profissional. Mas, além disso, uma boa dose de conhecimento e desenvolvimento pessoal também vão fazer a diferença.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo meu artigo! A seguir, vou compartilhar um pouco da minha trajetória e darei algumas dicas para você se destacar na seleção!

Compartilhando a minha história

Eu mesma sou um exemplo: publicitária de formação, sempre tive um lado criativo aflorado, porém sempre com uma pegada para a gestão de pessoas. Ao longo da graduação de Publicidade, as dúvidas surgiram, os medos e os porquês do que eu queria ser. 

Acabei a graduação, e mesmo assim sentia que “estava faltando alguma coisa”. Cursei um MBA em Gestão de Projetos e foi quando comecei a ter um rumo. Mas ainda tinha aquela vaga que faltava preencher… Foi quando decidi cursar Administração junto com o MBA em Gestão Estratégica de Pessoas. Daí, a luz que estava lá no final do túnel começou a acender e os rumos foram se encontrando.

Ao longo da minha nova graduação, os medos surgiram, acompanhados de muitas dúvidas. Fui em busca do que me despertava a curiosidade. Se levei não? Inúmeros! Porém, é necessário ter em mente que o “não” também faz parte do processo de capacitação pessoal de um profissional.

Quando decidi virar uma gestora de pessoas e vi que não queria seguir o modelo tradicional, percebi que preciso estar sempre em busca de novas modalidades em gestão, pessoas, e meios de encantamento. Entendi que gestão de pessoas não é só uma profissão, é um dom que pode ser trabalhado e construído.

Considerando minha experiência tanto como pessoa que passou por uma recolocação no mercado quanto como profissional de Recursos Humanos, a seguir compartilho algumas dicas que podem ser úteis no seu processo. Confira! 

Mantenha sempre seu currículo atualizado

Acabou de ter uma nova experiência de trabalho? Finalizou uma nova capacitação? Corra para atualizar o seu currículo! Isso é muito importante para a hora da seleção, pois sua flexibilidade de funções e a busca por novos conhecimentos pode encher os olhos do RH.

Além disso, tenha em mente: você não precisa ter um currículo muito enfeitado, mas sim de leitura fácil e prática para o recrutador.

Use o LinkedIn

Voltado para o universo profissional, o LinkedIn é uma excelente ferramenta online para exposição do seu currículo. Por isso, alimente o seu perfil com as informações sobre sua vida profissional, compartilhando novidades no feed.

A rede ainda pode ser usada como um meio de comunicação com pessoas da sua área ou até mesmo de áreas que te interessam e despertam a sua curiosidade. E, por lá, você ainda tem a oportunidade de conferir vagas compatíveis com o mercado no qual quer se inserir.

Invista no seu desenvolvimento pessoal

O modo como você administra suas emoções, suas habilidades e seus relacionamentos interpessoais podem interferir diretamente nas suas funções profissionais. Por isso, é muito importante investir seu tempo no desenvolvimento pessoal para ter mais autoconsciência e otimizar a realização dos seus projetos.

Existem vários blogs, workshops gratuitos e cursos de desenvolvimento pessoal. Com esses conteúdos, você vai ter direcionamentos tanto para seu lado profissional quanto para o seu pessoal e os dois andando juntinhos e alinhados te darão grandes frutos.

Aprenda a ser líder 

Desenvolva o líder que existe dentro de você! Ainda que você não esteja procurando uma vaga de coordenação ou gerência, saiba que as empresas procuram futuros colaboradores que tenham o espírito de liderança. Afinal, essas pessoas tendem a ser mais proativas e autônomas no desempenho de suas funções.

Exercite suas habilidades 

A última dica não é menos importante do que as outras: lembre-se do ditado que diz “a prática faz o mestre”. Sendo assim, conheça seus pontos fortes e exercite as suas habilidades! Você é bom em escrever? Continue escrevendo cada vez mais! Tira excelentes fotos? Busque aprender novas técnicas!

Hoje em dia, aliás, os profissionais da comunicação têm a facilidade de contar com inúmeros cursos online, gratuitos ou muito acessíveis. Com eles, é possível aprofundar seus conhecimentos e descobrir novas habilidades. Você pode conferi-los em plataformas como a RD University e a Rock University.

Afinal, a melhor ferramenta para qualquer tipo de desenvolvimento é se conhecer e treinar o que você faz de melhor. Assim, é possível aprimorar habilidades que até mesmo você duvida. 

Por fim, meu recado para os futuros profissionais ou para pessoas que querem uma vaga em agência ou mudar de direção: busquem exemplos que te inspiram e que te deem um norte profissional. Estejam sempre estudando, conhecendo pessoas da área ou até mesmo de outras áreas. Saiba que network nunca é demais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *