SEO local: entenda o que é e por que investir nele

SEO-local
Conheça mais sobre SEO local e fique por dentro da importância de se investir nele. Foto: Reprodução/Unsplash

Hoje em dia, quem oferece um produto ou serviço quer e precisa ser achado com facilidade pelas ferramentas de busca da internet, como o Google. Dessa forma, uma alternativa para contribuir nesse processo é o uso das técnicas de SEO (Search Engine Optimization, na sigla em inglês), que otimizam a página do seu negócio. No entanto, para alguns tipos específicos de empresas, também é importante investir no SEO local.

É o caso, por exemplo, de restaurantes, lanchonetes, shopping centers e outros tipos de negócios que dependem de endereços físicos e do público que vive ao redor deles. Pela geolocalização, esses clientes vão encontrar seu estabelecimento de maneira fácil quando procurarem por uma solução próxima a eles.

Para você saber mais sobre o assunto, vamos explicar agora o que é o SEO local e por que você deve investir nessa ferramenta!

SEO local: o que é?

O SEO local é um conjunto de técnicas que, quando bem aplicadas, permitem que uma pessoa próxima ao endereço da sua marca a encontre. 

Desse modo, além de otimizar o site com responsividade, uso de palavras-chave, meta-descrição, entre outros ajustes, o SEO local ainda usa a geolocalização e as redes sociais para atrair mais vendas e tornar sua empresa mais relevante para o público do seu bairro ou cidade.

Abaixo, falamos mais sobre essas técnicas específicas. Confira!

Posicionamento local

Para otimizar seu site levando em conta o posicionamento local, é importante criar uma página com endereço e telefone do seu negócio. Além disso, permita que, ao acessar a sua página, o cliente possa fazer uma ligação com apenas um clique. 

Outra dica é inserir um mapa com a sua localização exata e, se possível, incluir depoimentos. Tudo isso, sem dúvida, vai conferir mais relevância e credibilidade.

Ao mesmo tempo, se você pretende que a empresa seja posicionada para uma cidade específica, inclua no título e na descrição da página o nome dessa cidade.

Produza conteúdo regional

Crie um blog e produza conteúdo voltado para a população local. Desse modo, inclua nos posts o nome dos bairros ou cidades que são de seu interesse atingir. Aborde também informações e acontecimentos da localidade, aumentando a relevância do conteúdo para o seu público. Você ainda pode patrocinar times, eventos e organizações das redondezas e escrever sobre eles!

Crie seu Google Meu Negócio

Cadastrando sua empresa na ferramenta Google Meu Negócio (que é gratuita), você terá um perfil detalhado apresentado às pessoas que procurarem por ela no Google. Assim, a vida dos clientes ficará mais fácil.

A plataforma oferece a sua localização, endereço, telefone e horário de funcionamento. Além disso, ela pode apresentar fotos da sua empresa, endereço de e-mail e avaliações de outros clientes.

Estimule avaliações

As pessoas costumam olhar a opinião de outras sobre um produto ou serviço. Portanto, é essencial ter uma boa avaliação no Google. Para isso, estimule seus clientes a deixarem um depoimento sobre a sua empresa, envolvendo o atendimento. Negócios com boa avaliação na plataforma garantem destaque na busca!

Bom, agora você já sabe o que é SEO local e sua importância para uma empresa! Para mais dicas e conteúdos como esse, continue de olho aqui no nosso blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *