Com a popularização dos smartphones, a internet se tornou uma ferramenta que facilita muitas atividades rotineiras. O Google, então, transformou-se em uma verdadeira enciclopédia digital, onde buscamos todo tipo de informação que precisamos, inclusive produtos e serviços. Quem nunca pesquisou por uma loja por lá, não é mesmo? É por isso que sua empresa precisa investir em presença digital!
Para você entender melhor o que é a presença digital e como pode melhorar a da sua empresa, continue lendo este post e confira nossas dicas!
O que é presença digital?
Quando você abre uma conta em uma rede social, como o Instagram ou Facebook, pode compartilhar detalhes sobre sua vida pessoal, como fotos de viagens ou de festas que participou. Assim, está construindo uma presença digital para si, por meio da exibição de recortes da sua rotina. Nesse contexto, quando mais conteúdos você publica em redes diversificadas, mais presença constrói, ampliando seu alcance.
Com a sua empresa, não é muito diferente! Por isso, cada vez mais é necessário investir em conteúdos digitais, desde um site institucional até perfis em redes sociais, aplicando estratégias que permitam aumentar a visibilidade
Para explicar como você pode melhorar a presença digital da sua empresa, preparamos abaixo 4 dicas. Confira!
1. Conheça seu público online
Conhecer o público da sua empresa é um passo importante para qualquer estratégia de marketing e vendas, seja online ou offline. Mas é válido ressaltar que os perfis podem variar de acordo com os meios: o perfil dos consumidores nas redes sociais pode ser completamente diferente do perfil que assiste à televisão.
Sendo assim, para ter uma boa estratégia para melhorar a presença digital, tente traçar o perfil online dos seus clientes. Se você já tem um site, pode tentar extrair os cookies de navegação para analisar o tráfego e conhecer os dados demográficos e hábitos de consumo. Assim, suas campanhas têm tudo para ser mais assertivas.
2. Tenha um site
Pode parecer uma dica óbvia, mas ainda há muitas empresas não contam com um site institucional, o que é um grande prejuízo para a presença digital. Afinal, com ele, é possível concentrar todas as informações importantes sobre sua marca, explicando os serviços e produtos oferecidos, localização das lojas, horário de funcionamento, entre outras.
Mas tenha atenção! Não basta criar uma página na internet, também é importante investir na experiência do usuário (UX) para garantir um site com boa acessibilidade e usabilidade. Afinal, se um consumidor tem dificuldade para navegar, há grandes chances de ele fechar a página e não retornar.
3. Melhore a presença digital com técnicas de SEO
As técnicas de Search Engine Optimization (SEO) são aquelas que permitem otimizar seu site para melhorar o posicionamento nos sites de busca. Elas são importantes para colocar seus conteúdos na primeira página do Google. Afinal, dificilmente os internautas passam para a segunda ou terceira quando fazem uma pesquisa.
Sendo assim, recomendamos a criação de um blog corporativo, no qual você pode planejar o posicionamento de palavras-chave relevantes, investir em conteúdo original e estabelecer a autoridade da sua marca.
4. Perfis nas redes sociais: fundamentais para uma boa presença digital
Contar com um site institucional é um passo importante, mas você também deve investir nas mídias sociais, como Instagram, Facebook e Twitter. São elas que ajudam a chegar mais perto do seu público, principalmente pelas ferramentas de interação.
Sendo assim, aposte na criação de conteúdos criativos e atraentes, sempre tendo em mente o perfil do seu público. Com isso, sua marca garante um melhor relacionamento com seus clientes, o que é um passo importante para a fidelização.
Com este post, você entendeu a importância da presença digital e conferiu algumas dicas para investir na sua. E agora, que tal ficar por dentro de mais informações sobre marketing digital? Assine nossa newsletter!