O que é o Google Search Console e qual sua importância?

google-search-console
Conheça mais sobre o Google Search Console. Foto: Reprodução/Envato

O Google Search Console é mais uma das ferramentas que essa gigante da internet oferece e que pode ser muito útil para o seu negócio. Sem dúvida, ela é fundamental na hora de te ajudar a aprimorar sua estratégia e conseguir melhores resultados.

Mas você sabe o que é essa ferramenta? Se ainda não conhece ou não sabe como ela pode ajudar, não se preocupe. Vamos explicar a partir de agora tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Então, continue a leitura e aproveite!

Como funciona?

O Google Search Console ajuda gerenciadores de páginas da web a verificar como anda a visibilidade por meio do buscador Google. Assim, o objetivo é garantir que o público encontre facilmente seu site quando pesquisar por ele.

Nesse sentido, ele é capaz de apontar melhorias para que seu site tenha um desempenho melhor. Entre elas, estão instruções para melhorar a velocidade de carregamento, identificação de onde vem o tráfego do seu site, correção de defeitos no código HTML, além de melhoria na linkagem interna.

Aprimoramento de SEO

De fato, a ferramenta é uma importante aliada no aprimoramento do uso de SEO. Além disso, quem não tem familiaridade com as técnicas de ranqueamento em buscadores consegue utilizar e entender com facilidade.

Dessa forma, com o Google Search Console, você consegue encontrar gargalos na otimização, permitindo ainda compreender melhor quais pesquisas levam seu público ao seu site. 

Do mesmo modo, o próprio Google oferece uma série de diretrizes para quem começa a utilizar a plataforma, com várias orientações técnicas e estratégicas, incluindo práticas que devem ser evitadas.

Google Search Console e Google Analytics

Outra possibilidade que o Google Search Console oferece é a de integração com o Google Analytics, funcionalidade disponível desde 2016. Assim, você pode fazer um monitoramento ainda mais efetivo das métricas do seu site, o que permite conhecer o comportamento do seu público de forma eficiente.

Quais métricas o Google Search Console permite analisar?

O Google Search Console oferece uma aba de desempenho com 4 métricas que podem ser analisadas. A ferramenta ajuda, principalmente, a verificar o andamento da sua estratégia orgânica, que não diz respeito aos cliques e impressões feitos através do Google Ads.

Dessa forma, as métricas possíveis de se acompanhar no Search Console são impressões, cliques, CTR e posição. As impressões dizem respeito ao número de vezes que algum URL do seu site apareceu nos resultados de buscas feitos no Google. Os cliques apresentam a quantidade de vezes que as URLs do seu site foram acessadas por meio de buscas na plataforma.

Por sua vez, o CTR apresenta a porcentagem de impressões que um clique está gerando e a posição mostra como as URLS do seu site estão posicionadas nos resultados de busca.

Sem dúvida, cada uma dessas métricas é importante para avaliar o andamento da sua estratégia de marketing digital. Além disso, vão permitir identificar deficiências e ajustes a serem feitos, além de entender melhor seu público.

Com este post, você conheceu o Google Search Console e a sua importância numa estratégia de marketing digital. Para mais conteúdos como esse, continue de olho no nosso blog e siga-nos no Instagram: @agencia_yellowkite!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *