O que é automação de marketing e como aplicar ao marketing digital

Os meios digitais estão cada vez mais inseridos nos ambientes profissionais. Assim, a automação de diversos processos tornou-se uma realidade, otimizando o trabalho nos mais diferentes setores. Na comunicação, não é diferente! A automação de marketing permite alcançar resultados mais satisfatórios, graças às tecnologias empregadas.

Para que você entenda mais sobre o assunto, continue lendo este post. Abaixo explicamos o que é a automação de marketing e as vantagens de apostar nela. Além disso, apresentamos algumas ferramentas que podem ser usadas. Confira!

 

O que é a automação de marketing?

Quando falamos em automação de marketing, não estamos falando da possibilidade de agendar postagens nem de comprar seguidores. Ela é, na verdade, o uso de ferramentas específicas que permitem conhecer seu público e planejar suas estratégias de forma automatizada. Dessa forma, permite diminuir o tempo de trabalho e otimiza os resultados.

Por exemplo, ela permite que você capte e categorize seus leads, facilitando a segmentação deles. Com isso, você pode disparar e-mails marketing com mais eficiência. Outra forma de utilizá-la é por meio de chatbots, que podem agilizar o atendimento ao cliente, solucionando problemas simples sem a necessidade de um funcionário interferindo. 

 

Vantagens da estratégia

Antes dessas ferramentas, a equipe de comunicação da empresa precisava desempenhar todas as funções manualmente. Dessa forma, já podemos destacar que a primeira vantagem é a redução de tempo de trabalho. Com isso, permite-se que seus colaboradores se ocupem de outras atividades. Logo, também podemos falar sobre um aumento de produtividade.

Como as ferramentas de automação fornecem detalhes sobre seu público, elas também ajudam a promover campanhas mais eficientes, com uma comunicação personalizada. Além disso, quando você tem chances de acompanhar os resultados ao longo das campanhas, é possível realizar modificações para alavancar os resultados.

Com tudo isso, seu ciclo de vendas se torna menor e sua empresa tem chance de fechar negócio muito mais rápido. 

 

Como fazer?

Para que você entenda como pode adotar a automação de marketing na sua empresa, abaixo apresentamos algumas ferramentas e explicamos como podem ser úteis nesse processo. Confira!

 

Google Analytics

Para descobrir quem são as pessoas que acessam as páginas do seu site, o Google Analytics é a melhor ferramenta. Com ele, você coleta dados demográficos sobre os usuários e também pode descobrir sobre seus hábitos de consumo. Essas informações permitem elaborar estratégias de comunicação mais direcionadas e eficientes.

 

RD Station Marketing

Manter-se em constante comunicação com os clientes é um desafio para qualquer empresa. Por isso, automatizar parte da estratégia pode te dar tempo para focar em etapas que exigem mais esforço da equipe. Sendo assim, o RD Station Marketing pode ser a ferramenta ideal.

Com essa plataforma, você pode ajudar a captar e converter leads, fazer uma análise completa dos que chegam por meio de landing pages, classificá-los como oportunidades e direcionar pessoas qualificadas a fechar negócio para o setor comercial de seu negócio.

A ferramenta foi idealizada pela RD Station, empresa de Marketing Digital com maior projeção na América Latina. Atualmente, ela acumula mais de 13 mil clientes espalhados por 20 países diferentes. Além dos clientes, a RD Station ainda conta com mais de 2 mil agências parceiras, como a Yellow Kite, primeira no Nordeste a adquirir o selo Diamond, mais alto grau de parceria com a empresa.

 

Active Campaign

Assim como o RD Station Marketing, o ActiveCampaign também é uma plataforma de automação que permite gerenciar diferentes etapas da sua estratégia de marketing digital. Ela é customizável, o que melhora a experiência de quem usa a ferramenta. Para se ter uma ideia, você pode selecionar as funções mais úteis para a estratégia de sua empresa e focar naquilo que realmente dá resultado.

 

Com este post, você já sabe o que é a automação de marketing e como pode aplicá-la em sua empresa. Agora, que tal ficar por dentro de mais informações sobre marketing digital? Siga nosso perfil no Instagram e acompanhe nossas publicações!

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