Minha empresa precisa de um TikTok? Veja 3 considerações!

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Foto: Reprodução/Envato

Faz parte do marketing digital apostar em variados canais de comunicação on-line para se aproximar do público. E nos últimos anos, com a ascensão dos vídeos curtos, uma dúvida se tornou muito comum entre quem investe no marketing de um negócio: minha empresa precisa de um TikTok?

Em primeiro lugar, é preciso considerar que o app chinês já ultrapassou a marca de 3 bilhões de downloads e é considerada a segunda plataforma mais importante para marketing de influenciadores, atrás apenas do Instagram.

Mas apesar de todo esse sucesso, é necessário analisar alguns pontos antes de criar um TikTok para a sua marca ou produto. Ficou curioso? Nós do blog da Agência Yellow Kite trouxemos 3 considerações para te ajudar a tomar uma decisão. Então, continue a leitura do post até o final e confira!

1. Público

Levando em conta que sua presença em uma plataforma digital tem como objetivo se comunicar com sua persona ou levar conhecimento sobre sua marca, você precisa considerar se o seu público está presente no TikTok.

Segundo dados da própria plataforma, a maioria dos usuários tem entre 16 e 24 anos. Além disso, 66% do total tem menos de 30 anos. Portanto, se você procura clientes nessa faixa etária, talvez seja interessante apostar em marcar presença no app. Caso contrário, ele pode não ser uma alternativa eficaz para a sua estratégia.

2. Conteúdo

O TikTok é basicamente uma rede de vídeos curtos, apesar de recentemente a plataforma ter liberado posts de até 10 minutos. No entanto, de nada vai adiantar fazer bonito no conteúdo se o seu público não gostar de consumir vídeos. 

Mas isso é fácil de identificar: se o seu negócio já tem uma conta no Instagram, por exemplo, vale a pena testar a receptividade dos vídeos por lá, especialmente através da ferramenta Reels.

Ao mesmo tempo, é preciso considerar que o TikTok pede conteúdos mais leves e descontraídos: o perfil da sua empresa pode se encaixar nessas características? Essa é mais uma ponderação a ser feita antes de abrir sua conta por lá.

3. Dicas para arrasar no TikTok

Agora que você já conferiu algumas das considerações e acredita que pode ser uma boa opção abrir uma conta para sua empresa no TikTok, confira, então, algumas dicas de como produzir conteúdo eficaz dentro da plataforma:

Fique de olho nas “trends”

É importante explorar constantemente o aplicativo e verificar o que está em alta, quais são os áudios e músicas que fazem parte das trends, para tentar encaixar essas possibilidades em oportunidade de geração de conteúdo para a sua conta.

Marketing de influência

Convidar influenciadores que conversem com a sua marca e a sua persona para produzir conteúdo é outra possibilidade dentro do TikTok. O app, aliás, oferece uma plataforma: a Creator Marketplace, que serve para conectar marcas e influenciadores.

Anúncios pagos

Também é possível impulsionar conteúdos dentro do TikTok por meio do TikTok for Business (ads). Por lá, você define metas, estratégias, orçamento e segmentação de público desejada.

Sem dúvida, agora ficou mais fácil responder a pergunta “minha empresa precisa de um TikTok?”. Para mais dicas como essas, continue de olho aqui no blog da Agência Yellow Kite!

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