Como trabalhar marketing de conteúdo no varejo?

marketing de conteúdo
Aprenda mais sobre marketing de conteúdo e como utilizá-lo no varejo. Foto: Reprodução/Unsplash

Garantir um bom posicionamento no mercado pode não ser tarefa fácil. Aliás, a depender do setor da sua empresa, a concorrência pode ser muito forte e, além disso, os consumidores estão cada vez mais exigentes. Logo, é imprescindível apostar em técnicas que atraiam a atenção do seu público. Por exemplo, você já considerou usar o marketing de conteúdo no varejo?

Assim, para entender melhor o que é essa estratégia e como ela pode ser usada nesse ramo, continue lendo este post. Abaixo, explicamos tudo em detalhes!

O que é o marketing de conteúdo?

Você já deve ter percebido que o marketing offline costuma apostar em uma comunicação bem direta e focada nos produtos e serviços. Na TV, nos outdoors e nos anúncios de jornal, por exemplo, é comum encontrarmos ofertas que usam verbos no imperativo, como “compre agora!” ou “não perca a oportunidade!”.

No entanto, com um público com cada vez mais acesso a informações e opções, esse tipo de comunicação se torna menos eficiente, já que as pessoas querem entender seus diferenciais antes de fechar negócio. 

Por isso, o inbound marketing aposta em técnicas que acompanham toda a jornada do cliente, desde a descoberta de um problema até o relacionamento pós-venda. Para tanto, utiliza estratégias de longo prazo, mas com mais chances de garantir a fidelização.

Entre essas estratégias, está o marketing de conteúdo, que alia a produção de materiais relevantes a técnicas de SEO para garantir um bom ranqueamento nos buscadores. Dessa forma, você pode demonstrar a autoridade da sua empresa no setor em que atua, além de apresentar seus produtos ou serviços como a solução que o leitor precisa.

Saiba como o marketing de conteúdo pode ser aplicado no varejo através das dicas abaixo!

Faça conteúdo relevante

Primeiramente, se você está pensando em investir no marketing de conteúdo, a nossa primeira dica é: fuja das obviedades! Nada de fornecer dicas que a concorrência já repetiu milhares de vezes. Por isso, elabore materiais originais e relevantes, que sejam interessantes para o leitor.

Se a  loja é especializada em artigos para o lar, por exemplo, ela pode investir em dicas para facilitar a organização ou a limpeza. Dessa forma, a loja pode fazer associações com produtos disponíveis em estoque. Já se for um supermercado, você pode investir em receitas inovadoras, ensinando como utilizar ingredientes de formas inusitadas.

Invista em temas locais

Se sua empresa só está presente em uma cidade, uma dica de ouro é concentrar seus esforços em conteúdos específicos para a sua região. Com isso, você tem mais chances de ter um bom rankeamento no Google e de apresentar seus diferenciais para o mercado local.

Tem uma loja de roupa? Considere produzir um blog post falando sobre os melhores looks para visitar os pontos badalados da cidade. Assim, você irá estabelecer uma relação mais empática com o público.

Ofereça materiais ricos

Materiais ricos podem ser e-books ou infográficos que trazem informações aprofundadas sobre um tema relacionado à sua área de atuação. 

Eles podem ser feitos em formato de guia, explicando tudo o que o leitor precisa saber sobre um determinado assunto, de uma lista de dicas para lidar com um problema ou de um passo a passo explicando um processo. Nós da Yellow Kite, por exemplo, podemos produzir um e-book oferecendo dicas de marketing digital para iniciantes. 

Você deve estar se perguntando o que ganharíamos oferecendo nossos serviços de graça, não é mesmo? Saiba que, com isso, nossa empresa demonstra conhecimento e temos a oportunidade de coletar dados de contato dos leitores. Afinal, o cliente precisará preencher um formulário para fazer download do material. A partir daí, podemos dar início a um relacionamento por meio de e-mails marketing, que você conhecerá a seguir.

Aposte no e-mail marketing

Seus leads podem fornecer seus dados de contato por meio das landing pages ou da assinatura da newsletter. Com esses dados em mãos, é importante criar uma estratégia de aproximação que permita a conversão dos leads em clientes. Nesses casos, o e-mail marketing pode ser a solução!

Com ele, você tem a chance de falar diretamente com seus leads. Assim, é possível apresentar as novidades da sua loja, enviar conteúdos exclusivos para melhorar o relacionamento, oferecer cupons de desconto, entre outras possibilidades. Tudo isso aumenta as chances de transformar leads em clientes!

Essas são apenas algumas dicas de como o marketing de conteúdo pode ser aplicado como estratégia para a sua empresa. Ainda há muitas outras técnicas que farão a marca decolar.

Ficou interessado em investir no marketing de conteúdo no varejo? Converse com especialistas no assunto para ter um planejamento pensado para o seu negócio! Entre em contato conosco e conheça os serviços que a Yellow Kite oferece!

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