4 inovações em marketing digital que você precisa conhecer

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Foto: Reprodução/Envato

O mundo em que vivemos está em constante transformação. E não é diferente com o marketing. Frequentemente, surgem inovações em marketing digital e você precisa estar atento para incrementar sua estratégia e garantir bons negócios.

Para ajudar você a ficar por dentro, nós do blog da Agência Yellow Kite preparamos esse post com 4 inovações em marketing digital que você precisa conhecer agora mesmo! Ficou curioso? Então, continue a leitura desse post até o final!

1. Social selling

As marcas estão presentes nas redes sociais há muito tempo. No entanto, um novo tipo de presença das empresas vem ganhando força e é uma das inovações que precisam ser destacadas nesse texto: o social selling.

Nessa modalidade, as marcas entram nas redes sociais em busca de um consumidor com o perfil da persona. Em seguida, quando já o encontrou, começa uma aproximação: interagindo em postagens, participando dos grupos onde essas personas estão presentes… Tudo isso, então, para ganhar a confiança desse cliente em potencial.

O social selling é indicado, sobretudo, em vendas complexas e no relacionamento B2B: quando empresas fazem negócios com outras empresas.

2. Conteúdo produzido a partir de dados

O marketing de conteúdo tem papel importante numa estratégia de marketing digital. Entretanto, engana-se quem pensa que essa área se resume à produção livre de blog posts e e-books. 

Isso porque a internet já está repleta deles, sobre os mais variados assuntos. É uma quantidade tão grande que eles deixam de gerar autoridade às personas, tamanha a competição.

Além disso, os buscadores também levam em conta essa alta produção e diminuem o alcance de textos que não são relevantes e confiáveis, ou que trazem informações já abordadas em um post concorrente mais antigo. Por isso, é fundamental um bom planejamento antes de começar a produzir seus conteúdos.

Nesse novo cenário, então, ganha destaque o conteúdo produzido a partir de dados. Ele é feito por meio de análises, com embasamento. Nesse sentido, a pesquisa e o planejamento ganham grande destaque e a produção perde velocidade, como forma de focar em conteúdos ainda mais certeiros e precisos para as personas.

3. Nova forma de lidar com os dados

A privacidade é uma preocupação cada vez mais dos usuários de internet. Dessa forma, as grandes plataformas são pressionadas por pessoas comuns e autoridades a serem mais responsáveis e transparentes sobre a coleta e processamento de informações.

Por isso, empresas como a Apple e o Google vêm adotando medidas nos últimos anos que batem de frente com o uso de dados na publicidade. No Brasil, há ainda a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entrou em vigor em 2021. 

Desse modo, a tendência passa a ser a captação de dados por parte das empresas de publicidade diretamente com os usuários. Porém, será preciso cada vez mais pensar em ideias e estratégias que incentivem as pessoas a fornecerem suas informações.

4. Experiência híbrida

 Esse tipo de solução ganhou velocidade com a pandemia de coronavírus e já mostrou que chegou para ficar. A experiência híbrida foca na mistura de atividades presenciais e remotas como forma de aumentar a conexão com o cliente.

Por exemplo, a compra via e-commerce de um produto para ser retirado instantes depois numa loja física. Por outro lado, a solicitação de um alerta no meio digital para quando um produto que não está presente na vitrine de uma loja física seja reposto. 

O foco da experiência híbrida é atender melhor os anseios do consumidor e facilitar a venda, seja no modelo virtual ou físico, eliminando as barreiras que separam esses dois modelos e integrando-os em um só processo.

Você acabou de conferir 4 inovações em marketing digital. Quer ficar por dentro de ainda mais novidades sobre o marketing? Continue de olho aqui no blog da Agência Yellow Kite!

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