Inbound ou outbound marketing? Descubra o melhor para sua empresa!

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Qual estratégia escolher: inbound ou outbound marketing? Descubra. Foto: Reprodução/Envato

Quem quer investir ou aperfeiçoar as estratégias de comunicação de uma empresa pode se deparar com um questionamento: inbound ou outbound marketing? Essas duas categorias envolvem técnicas diferentes, mas com particularidades que podem alavancar suas vendas e ajudar a atingir objetivos.

Mas como funciona cada uma delas? Quais as diferenças? Qual das duas escolher? Para ajudar com essas e outras dúvidas, nós preparamos este post. Quer ficar por dentro? Então, continue a leitura!

Inbound marketing

O inbound marketing tem como foco a atração e fidelização de clientes. Diferente do modelo de publicidade convencional, a ideia aqui não é interromper alguma atividade das pessoas para apresentar seu negócio ou seu produto. O objetivo é fazer com que as pessoas tenham interesse em se tornar seu cliente.

Dessa forma, as técnicas envolvem uma aproximação mais sutil com o cliente, por meio de conteúdos informativos que ajudem a solucionar problemas. O resultado é uma campanha mais longa, mas que pode ser muito assertiva!

Quer saber como funciona esse tipo de estratégia? Confira a seguir!

Como funciona?

Por exemplo, se sua empresa possui um site, você pode apostar na criação de um blog dentro dele para abordar temas que fazem parte do dia a dia do seu cliente. Assim, se você tem uma loja especializada em produtos para bebês, uma dica é ter um blog com conteúdos sobre maternidade, saúde infantil, desenvolvimento e educação.

Esse material fará com que esse público fique mais perto da sua marca. Desse modo, quando precisar comprar algo para o recém-nascido, seu negócio será o primeiro que virá à mente.

Ao mesmo tempo, através desses conteúdos do blog, você pode apresentar problemas e necessidades que essas pessoas não sabia que tinha. Dessa forma, quando tomarem conhecimento desse obstáculo, as pessoas irão em busca de uma solução e encontrarão na sua loja.

O inbound marketing também pode fazer uso de e-mail marketing. Nesse caso, uma página da internet disponibilizará um simples formulário, conhecido como landing page, para captar alguns dados dos seus futuros clientes. Em troca, será oferecido um presente, como um e-book para essa pessoa que se cadastrar. 

A partir daí, você pode investir em envios regulares de e-mails com conteúdos de interesse da sua persona e, posteriormente, novidades e ofertas do seu negócio.

Outbound marketing

O outbound marketing é como se chama o marketing tradicional. Ele é focado não em atrair ou fidelizar o consumidor, mas sim em conquistá-lo por meio dos seus produtos e serviços e levá-lo diretamente a fazer uma compra.

São ferramentas de outbound marketing, por exemplo, spots de rádio, comerciais de TV, outdoor, mala direta, cartazes e panfletos. Aliás, o outbound marketing também se faz presente no meio digital. Um exemplo são as pop-ups ao abrir um site ou os anúncios antes da reprodução de um vídeo.

Qual estratégia escolher?

Como você viu, as estratégias envolvem diferentes técnicas, que se aproximam do seu cliente de formas completamente distintas. No entanto, saiba que não é necessário escolher entre inbound ou outbound marketing e focar em apenas um deles! 

Sua empresa pode fazer uso das duas estratégias ao mesmo tempo. O que é preciso ter em mente são as vantagens de cada uma delas para avaliar como empregar cada uma. 

Com o marketing digital, por exemplo, é mais fácil mensurar quanto do seu investimento gerou retorno em vendas. Já o outbound marketing permite uma venda mais direta, apesar de não ser eficiente no sentido de fidelizar clientes.

Para determinar qual estratégia ou quanto do seu orçamento você vai utilizar em cada uma delas, leve em conta o perfil do seu público, seus objetivos, a jornada de compra dele e o seu ticket médio (valor gasto pelo cliente nos pedidos).

Agora você sabe como escolher entre inbound ou outbound marketing. Quer mais dicas para turbinar a comunicação da sua empresa? Então, assine nossa newsletter e receba nossos conteúdos em primeira mão!

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