Design no Marketing Digital: entenda sua importância na criação da estratégia

 

 

design no marketing digital
Entenda a importância do design em uma estratégia de marketing digital. Foto: Reprodução/Unsplash

A comunicação visual é parte fundamental de uma estratégia de marketing. Sem dúvida, ela auxilia o público a ser atraído, encantado, informado e, posteriormente, convertido pela marca ou produto. Dessa forma, o design no marketing digital guia o usuário de um blog, rede social, site ou e-mail para o próximo passo a ser percorrido na jornada de compra.

Para você saber mais sobre o assunto, te explicamos melhor a partir de agora a importância do design na criação de uma estratégia de marketing digital. Assim, dá para você entender melhor com qual direcionamento ele deve ser aplicado nos diversos canais. Continue lendo este post!

“Encantamento funcional”

É claro que, numa peça de marketing digital, a beleza é parte essencial para encantar o cliente. No entanto, um trabalho bonito que não anda de mãos dadas com a funcionalidade, de nada adianta.

Por isso, o designer precisa se atentar à usabilidade da peça que está fazendo e se assegurar de que consegue guiar o público para a próxima etapa de conversão. Desse modo, deve ser clara e intuitiva a forma que o usuário vai consumir o conteúdo. Além disso, o design bem empregado chama para clicar no lugar certo, no momento certo.

Sites

Os sites costumam ser o carro-chefe de uma estratégia de marketing digital. Dessa forma, o design empregado nas páginas deve favorecer a exposição da marca ou produto, além da navegação do usuário. Com isso, há mais chances de ele prosseguir para as próximas etapas da jornada. 

Além disso, as landing pages precisam exibir de maneira prática tudo aquilo que o cliente precisa saber, com chamadas destacadas e diagramação que permita uma leitura confortável. Para facilitar a navegação, utilize também sinalizações e dicas visuais do percurso que o cliente realizará.

Blogs

O marketing de conteúdo também é uma estratégia bastante utilizada. Ela consiste em oferecer assuntos e temas relevantes que orientem o cliente a ir até o produto ou serviço por conta própria. Nessa estratégia, os blogs assumem papel central.

Portanto, o design desses blogs deve valorizar o conteúdo exposto e favorecer a leitura, guiando o visitante para seguir por outras etapas de conversão.

Redes sociais

Um outro ponto importante para o design no marketing digital são as redes sociais. O engajamento por elas deve ser estimulado por meio de imagens, vídeos, infográficos e animações, estimulando o compartilhamento com outros usuários.

O designer deve desenvolver uma linguagem visual própria para aquela empresa ou produto, aplicando facilmente em todas as peças expostas nas redes.

E-mail marketing

A aplicação do design correto no e-mail marketing  é muito importante. Em síntese, é preciso que a parte visual seja simples, mas impacte o usuário de maneira que ele não feche a mensagem sem conferir o conteúdo.

Nesse sentido, um fator importante é que o e-mail seja responsivo, permitindo a leitura adequada nos mais diversos aparelhos disponíveis. O call to action (CTA) também precisa estar bem convidativo, estimulando a conversão. Teste formatos e cores variados até encontrar o que funcione melhor para o seu público.

Depois de ler este post, você descobriu a importância do design no marketing digital. Quer mais conteúdos como esse? Então fique de olho no nosso blog e siga-nos também no Instagram.

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