O que é SEO e como aplicar a estratégia?

descubra o que é SEO

Se você deseja aplicar estratégias de marketing digital para o seu negócio, com certeza já ouviu falar sobre o nosso tema de hoje. Nos últimos anos o termo ficou bem popular, mas muitas pessoas ainda não sabem exatamente o que é SEO e como aplicar a estratégia para crescimento orgânico e maior conversão.

A sigla tem como significado “Search Engine Optimization”, algo que em português ficaria como “otimização para motores de busca”. De forma resumida, estamos falando sobre um conjunto de técnicas aplicadas em páginas e conteúdos para internet, visando sempre o melhor posicionamento em buscadores.

Vamos supor que você possui uma empresa de cosméticos, o grande intuito é que quando o usuário digite palavras relacionadas ao seu nicho, a sua empresa esteja nos primeiros resultados da busca, sem você precisar investir em anúncios pagos.

Mas como colocar essa estratégia em prática? Complexo pela própria natureza, o SEO vai desde o título da sua página até os links externos que são incluídos em um artigo. Ao longo deste artigo, eu trouxe algumas práticas que você pode começar a adotar. Continue a leitura e fique por dentro!

Site responsivo

Uma das formas de aplicar a estratégia de SEO é pensar em um site responsivo, ou seja, que se adapta a diferentes tipos de dispositivos. Isso é fundamental porque, atualmente, a maioria dos acessos a um site é feita a partir de dispositivos móveis, como smartphones ou tablets.

Existe também outro fator relevante: muitas pessoas fazem busca pelo Google (ou outro buscador) por smartphones, por exemplo, o que faz a ferramenta priorizar resultados adaptados para a visualização em telas menores.

Vale destacar que ter um site responsivo não auxilia somente no SEO, mas também para que os clientes permaneçam em sua página, contribuindo para a experiência do usuário. Nada pior do que entrar em um site totalmente desconfigurado, concorda?

Conteúdo relevante e de qualidade

O conteúdo de qualidade continua sendo um ponto de extrema importância para que os buscadores possam ranquear sites.

No entanto, nós sabemos que criar um conteúdo relevante nem sempre é fácil. Por isso, muitas empresas contratam profissionais especialistas no assunto, que utilizam de pesquisa, criatividade e boa escrita para a realização desses conteúdos.

É importante passar informação correta, prestar atenção nas normas gramaticais e nunca copiar conteúdo de outra página. Além de plágio ser crime, os buscadores são capazes de fazer análise semântica e identificam quando você copia um conteúdo, ainda que mude algumas palavras.

Utilização das palavras-chave

Para aplicar a estratégia de SEO, precisamos pensar nas famosas palavras-chave, que são ferramentas fundamentais numa estratégia de marketing digital. Você já ouviu falar sobre elas?

Dentro de um conteúdo de qualidade, algumas palavras devem aparecer de forma repetida em pelo menos 2% do texto. Mas, atenção: a palavra-chave deve aparecer de forma natural e a escolha dessas palavras deve considerar o volume de busca.

Você pode utilizar sites como o Ubbersugest ou o Google Trends para descobrir as palavras dentro do seu nicho que estão sendo mais procuradas nesse momento. Quando o usuário buscar por essa palavra, o seu site vai aparecer em um dos primeiros resultados, o que pode trazer ótimos resultados para a sua empresa.

Bullet points

Você sabia que colocar tópicos nos seus textos podem te auxiliar a aplicar a estratégia de SEO? Além disso, melhora bastante a legibilidade para quem está lendo.

O motivo é simples: colocar o texto em tópicos estimula o leitor a chegar até o final e os motores de busca consideram isso como ponto positivo.

Realmente é um tópico que faz bastante sentido. Afinal, um texto corrido nos dá a ideia de algo cansativo, enquanto os tópicos proporcionam maior organização e dá a sensação de que o texto é menor. Você já parou para pensar nisso?

Título e descrição

O título do seu artigo e a meta-descrição são elementos que vão aparecer nos resultados das suas pesquisas, fazendo também parte da estratégia de SEO. Os buscadores tendem a ranquear melhor as páginas com as palavras-chave no título, acompanhadas com um conteúdo objetivo e chamativo.

O ideal é colocar sua criatividade para funcionar e elaborar uma descrição que vai chamar atenção do usuário e fazer com que ele clique no resultado. Também é importante dizer objetivamente o que o leitor encontrará no site.

Os buscadores limitam a quantidade de caracteres apresentados nos resultados de busca. Geralmente o título tem até 60 caracteres e a descrição até 160 caracteres.

Esse é um detalhe que muitas pessoas esquecem de planejar e que, no final, pode fazer total diferença

 

Links internos e links externos

A linkagem interna e a linkagem externa é outro ponto importante para quem deseja aplicar a estratégia e ter uma boa posição nos motores de busca.

Os links internos redirecionam para o próprio site e você pode fazer com que o usuário tenha acesso a outro artigo ou a um material relacionado.

Isso funciona por dois motivos: o primeiro é que o usuário vai passar mais tempo dentro do seu site, diminuindo a taxa de rejeição. Já o segundo motivo é que você vai estar aumentando a chance de outras páginas do seu site, com outros conteúdos e palavras-chave, também ranquearem em uma boa posição.

Os links externos, por sua vez, ajudam na estratégia de SEO de forma subjetiva, focando na experiência do usuário. Tente sempre fazer linkagens externas que ajudem o leitor em determinado assunto, algo que foge do seu nicho (mas relacionado), algum assunto que não domina, link para sites que você menciona, etc.

É importante utilizar linkagens internas e externas que tenham relação com seu conteúdo e que realmente sejam úteis. Caso contrário, você pode até ser penalizado e ficar de fora dos resultados de busca.

Quando você indica um conteúdo ou ferramenta de qualidade e relevante para aquele momento do usuário, os buscadores percebem a relação entre os conteúdos e que você está preocupado em ajudar o usuário. Assim, essa prática acaba somando pontos para o seu site.

O Google pode perceber que você colocou qualquer link, por exemplo, e no final, você pode até ser penalizado ficando com a página lá no final.

Como eu acabei de mostrar, aplicar a estratégia de SEO envolve diversos detalhes, tanto técnicos quanto aqueles mais aparentes. Esses foram apenas alguns deles.

Você já aplicava alguma dessas estratégias no seu site? Conte nos comentários! E continue acompanhando o blog da Yellow Kite para aprender mais sobre diversas estratégias de marketing digital que podem ajudar a escalar o seu negócio.

Assinatura Anderson Inácio

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