Como começar no marketing digital: 4 dicas para aprender e implantar a estratégia

Muita gente sabe que precisa investir no marketing digital, mas não sabe por onde começar. O campo oferece diversas possibilidades de capturar novos clientes e estreitar o relacionamento com os antigos. Porém, para colocá-lo em prática, existem técnicas e orientações que precisam ser seguidas, como em toda estratégia.

Portanto, para ajudar você a adaptar seu negócio no presente e prepará-lo para o futuro, vamos passar 4 dicas para quem quer aprender e implantar uma estratégia de marketing digital!

Entenda a importância do marketing digital

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Confira 4 dicas para começar no marketing digital. Foto: Reprodução/Envato

Segundo a pesquisa TIC Domicílios 2019, vinculada ao Comitê Gestor da Internet no Brasil, três em cada quatro brasileiros acessam a internet. Portanto, os ambientes virtuais se tornaram um vasto campo de possibilidades de contato e o seu negócio não pode ficar de fora: é necessário participar do dia a dia virtual dessas pessoas.

Ainda, o marketing digital oferece diversas vantagens em relação a outras estratégias: ele é mensurável, o que quer dizer que você será capaz de identificar exatamente quantas pessoas foram impactadas pelo seu anúncio, bem como os perfis delas. Além disso, é necessário um baixo investimento inicial, principalmente se comparado a outros tipos de divulgação.

Outra vantagem é que o marketing digital garante resultados mais rápidos, sendo ideal para quem quer atingir o público de forma rápida e eficaz. Por todos esses motivos, então, fica clara a importância dele para o seu negócio!

Dicas para começar no marketing digital

Depois de entender por que o marketing digital é uma estratégia importante para divulgar seu negócio, chegou a hora de entender como você pode dar os primeiros passos nesse setor. Por isso, confira abaixo as 4 dicas que nós preparamos!

1. Forme uma base de dados

Uma base de dados sólida facilita o desenvolvimento e o alcance de sua estratégia de marketing digital, é muito importante ter. No entanto, isso não deve ser um impeditivo na hora de começar: dê início aos trabalhos com os contatos que você já possui.

Para fazer sua base crescer, você pode, por exemplo, oferecer um material rico (um conteúdo relevante para seu público) em troca de um e-mail. Mas atenção: jamais compre listas de e-mails oferecidas na internet! Você vai acabar desperdiçando tempo oferecendo seu produto ou serviço a quem não tem interesse em ser seu cliente.

2. Defina objetivos

Você quer tornar sua marca conhecida? Quer divulgar seu negócio em uma determinada região da cidade? Precisa alcançar um percentual x de novas vendas? Para começar no marketing digital, você precisa ter seus objetivos bem definidos.

São eles, aliás, que vão guiar as estratégias e ferramentas que você irá utilizar. Sendo assim, elabore um planejamento, determine prazos e, de tempos em tempos, revise essas metas e faça atualizações.

3. Ofereça conteúdo, não só vendas

Para cativar seu público na internet, você não vai poder divulgar apenas ofertas e promoções. Portanto, procure oferecer conteúdo relevante e de qualidade. Conhecendo melhor qual público acompanha sua marca e utiliza seus produtos ou serviços, você vai saber quais assuntos abordar de maneira clara e objetiva.

4. Estude

Existem hoje na internet diversos cursos de marketing digital, alguns gratuitos, que são ideais para quem é iniciante nesse meio conhecer melhor sobre estratégias e ferramentas. A RD University, a Rock Content e a Academia do Marketing são exemplos de plataformas que vão auxiliar na sua formação.

Essas foram nossas 4 dicas para você que quer saber como começar no marketing digital. Gostou do conteúdo? Então compartilhe nas suas redes sociais para que ele chegue a mais pessoas! Ah, e continue de olho em nosso blog!

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