Anúncios na internet: o que pode e o que não pode?

Uma das estratégias valiosas no marketing digital é o investimento em mídia paga. Mas, antes de embarcar nesse universo de resultados poderosos e mensuráveis, é preciso lembrar que existem uma série de regras para os anúncios na internet. Por esse e outros motivos, então, é necessário estudar bem o assunto antes de sair criando as peças.

Se você quer saber mais sobre o que pode e o que não pode, continue a leitura deste post. Separamos aqui as regras para você ficar por dentro e fazer o investimento de forma mais segura, responsável e assertiva.

Anúncios proibidos pelas redes sociais

Em primeiro lugar, as próprias redes sociais nas quais boa parte dos anúncios na internet são veiculados contam com regras para a publicação desse conteúdo. Elas têm como objetivo fazer com que os usuários tenham uma experiência mais segura nessas plataformas, longe de gatilhos, polêmicas e até ilegalidades.

A seguir, explicamos as proibições nas principais plataformas.

Facebook Ads

A plataforma de anúncios do Facebook proíbe anúncios de armas, munições e produtos semelhantes. Esses mesmos produtos, aliás, não podem ser vendidos no marketplace ou em grupos da plataforma. Anúncios de clubes de tiro também não são permitidos.

Os produtos farmacêuticos também contam com uma grande restrição na plataforma. Especialmente, remédios para emagrecer, suplementos com esteróides ou hormônios de crescimento.

Anúncios de produtos e serviços de cunho sexual também são vetados dentro do Facebook, com exceção de contraceptivos e produtos de controle da natalidade. Entretanto, é preciso tomar cuidado na criação das peças, que não podem conter menção ou estímulo à prática sexual.

Google Ads

Outra plataforma de anúncios bastante usada e que conta com suas próprias regras é o Google Ads. Com relação às armas e semelhantes, o Google permite a veiculação apenas de produtos que garantam segurança no uso desses equipamentos, como travas de gatilho e de revólver. Além disso, os anúncios de clube de tiro são permitidos.

Quanto aos produtos farmacêuticos, eles podem ser anunciados desde que a empresa anunciante seja certificada pelo Google e que o anúncio seja segmentado para os países onde seu uso é liberado.

O Google Ads também não permite os anúncios de falsificações (produtos, documentos e serviços de falsificação) ou de produtos e serviços considerados perigosos, como drogas recreativas e substâncias psicoativas. Os serviços que prometem aumentar artificialmente o tráfego de anúncios ou sites também não possuem espaço na plataforma.

Por fim, anúncios que promovam violência, discursos de ódio, intolerância, bullying ou contem com cenas de crueldade, maus tratos a animais ou comércio de animais em extinção também são proibidos pelo Google.

Anúncios permitidos com restrições

No Brasil, a principal imposição aos anúncios de bebidas alcóolicas é que eles sejam segmentados para maiores de 18 anos. No entanto, as regras variam de acordo com as leis de cada país.

Os serviços de encontro podem anunciar, desde que o conteúdo seja segmentado para usuários com status de relacionamento “solteiro” ou “não especificado”. Além disso, as peças não podem ter conteúdo sexual.

Órgãos reguladores de anúncios na internet

Além das regras e ferramentas de controle das próprias plataformas on-line de anúncios, existem ainda os órgãos nacionais que fazem a regulação desse tipo de publicidade. 

No Brasil, há o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), que possui um código do que pode e do que não pode na publicidade dentro do país. São 5 capítulos, 50 artigos e 21 anexos com regras. Ainda que não tenham poder jurídico para retirar uma campanha do ar, o órgão é respeitado pelas empresas e suas determinações costumam ser acatadas.

Por fim, o Marco Civil da Internet, que existe desde 2014, traz diversos direitos e deveres referentes aos usuários de internet no Brasil e que precisam ser respeitados. Como se trata de uma legislação, tem poder jurídico.

Agora você sabe melhor o que pode e o que não pode no que diz respeito aos anúncios na internet, além de ter acesso às fontes com as regras para que possam ser conferidas e estudadas. Lembre-se de continuar de olho aqui no nosso blog para mais conteúdos como esse!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *