3 dicas que podem ajudar a alinhar marketing e vendas da sua empresa

Alinhar marketing e vendas é um passo fundamental para o crescimento de uma empresa. Em geral, os dois setores trabalham separadamente e têm grande dificuldade de dialogar, por acreditarem que suas funções são incompatíveis. No entanto, se você pensa assim, saiba que está muito errado e vamos explicar o porquê! 

Para entender por que os setores podem e devem colaborar entre si e descobrir como fazer esse alinhamento na sua empresa, continue lendo este post! Abaixo, explicamos tudo em detalhes.

 

Por que alinhar marketing e vendas?

Ninguém decide comprar um produto de uma empresa por acaso. Antes disso, um consumidor é atraído até ela, porque estabeleceu uma relação de confiança com a marca ou compreendeu o valor agregado ao produto. 

Esse trabalho de convencimento é feito pela equipe de marketing, que estabelece estratégias para seduzir os consumidores. Daí, você já entende a importância do marketing para as vendas, não é mesmo?

Da mesma forma, de nada adianta ter uma estratégia de marketing impecável se a sua equipe de vendas não está alinhada a ela. Sua campanha pode conversar perfeitamente com os clientes em potencial, mas se seus vendedores não sabem manter esse diálogo, o negócio não se concretiza.

É por isso que os dois setores precisam andar de mãos dadas, adotando uma estratégia conhecida como “vendarketing”. Afinal, esse trabalho em conjunto traz um melhor aproveitamento das oportunidades de negócio. Investindo na prática, você tem como retorno um aumento no fluxo de clientes, maior taxa de fidelização e, consequentemente, um maior faturamento.

 

Como fazer o alinhamento?

Você já entendeu por que é importante alinhar marketing e vendas, mas agora deve estar se perguntando por onde começar, não é mesmo? Apesar de ser um processo desafiador, existem algumas práticas que podem ser adotadas para promover esse trabalho em conjunto entre as equipes. A seguir, apresentamos 3 opções. Confira!

 

1. Ter objetivos em comum

Para que as equipes colaborem entre si, é importante que ambas trabalhem com foco nos mesmos objetivos. Considerando as características dos setores, o mais comum é que o objetivo seja relacionado a um aumento no faturamento, mas também pode se voltar para a fidelização de clientes ou consolidação de produtos. A partir daí, podem ser traçadas metas, estratégias e prazos em conjunto.

 

2. Trocar feedbacks frequentemente

De um dia para o outro, muitas coisas podem mudar no mercado. Em 2020, por exemplo, fomos pegos de surpresa por uma pandemia, que exigiu adaptações a novos modelos de comunicação, de venda e de atendimento ao cliente, entre outras coisas.

Sabendo disso, observe como é importante que os dois setores tenham uma troca constante de feedbacks. Ao identificar mudanças no padrão de consumo, novas necessidades da empresa ou dos clientes, ou até mesmo falhas nas estratégias, as equipes de vendas e marketing precisam conversar entre si para diagnosticar problemas e buscar soluções a partir das novas informações.

 

3. Aplicar o SLA

Você conhece o Service Level Agreement (Acordo de Nível de Serviço)? Ele é um método que cria regras para a tomada de ações e estratégias e pode ser usado para estabelecer os contornos da parceria entre marketing e vendas. 

Sendo mais específico, o SLA é um documento que determina quais serão as ações de cada uma das equipes dentro da estratégia, detalhando as funções e metas em uma espécie de contrato. Com isso, o trabalho fica muito melhor delineado, com cada time ciente de quais são as suas responsabilidades.

Com este post, você entendeu a importância de alinhar marketing e vendas na sua empresa. Agora, que tal entender o que é a automação de marketing? Leia nosso post e descubra como essa estratégia pode ajudar sua marca.

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